Jovens empreendedores representantes das federações dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia estão reunidos na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desde segunda-feira (19) para compartilhar boas práticas empresariais e associativistas.

O Cindes está sendo o anfitrião do primeiro encontro da Rede Indústria Jovem. Uma iniciativa de networking inter-federações de indústrias, intercâmbio de projetos e potencialização de uma agenda de trabalho comum.

O encontro da Rede começou com a apresentação do programa de formação de lideranças jovens da Findes, com detalhamento de como captar pessoas e gerar receita para a entidade. O dia também foi de Ciclo de Formação Cindes Jovem, um programa que estimula o espírito de liderança em jovens de 18 a 35 anos. Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações.
Na ocasião, foi realizado um júri simulado sobre Reforma Tributária, discutindo as duas propostas existentes: Brasil 200 e PEC 45. Os integrantes de outras federações foram convidados a compor a mesa do júri que avaliou a performance das duas equipes que defenderam suas propostas.

Já na terça-feira (20), a programação começou com uma visita técnica na Chocolates Garoto. Na parte da tarde, o grupo se reuniu na Findes para entender o papel do jovem no futuro do Brasil, com o presidente emérito da Federação e diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro.

Para ele, o associativismo é um meio de agrupar pessoas com o objetivo comum de alcançar um bem maior. “Acreditamos que a atividade coletiva fortalece as ações do grupo, gerando mais retorno do que ações individuais”, explicou de Castro.

Em seguida, os participantes entenderam um pouco mais sobre cenário econômico, com o economista chefe da Findes/Ideies, Marcelo Saintive. Para ele, a agenda de reformas de país é agenda prioritária para destravar a economia do País.

“A reforma tributária é a pauta mais robusta e complexa na agenda pós-Previdência, diante da necessidade de simplificar o sistema tributário nacional. Neste momento, não há espaço para redução da carga tributária, dada a situação fiscal”, explicou.

Um bônus do encontro foi conhecer em primeira mão o Findeslab, hub de inovação da indústria capixaba que será lançado no próximo mês.

Encontro Cindes Jovem

A programação de ontem (20) foi encerrada  às 18h na Findes com mais uma edição do Encontro Cindes Jovem, com o tema “Indústria”. Em uma mesa de debate, esteve presente Luis Soares Cordeiro, fundador e presidente da Estel Máquinas e Serviços Industriais Ltda, e fundador e presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil. Também houve uma apresentação do Sicoob, patrocinador do Cindes Jovem.

E para não perder o costume, o Encontro contou ainda com um coffebreak colaborativo, com produtos dos apoiadores e Happy Hour com Chopp Artesanal Kingbier.

Fórum IEL de gestão

A programação da Rede Indústria Jovem será encerrada hoje (21), com a participação do grupo na 3ª edição do Fórum IEL de Gestão.

Por Cinthia Pimentel