Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

O que é o Ciclo de Formação?

O Ciclo de Formação Cindes Jovem promove encontros semanais com diversos temas em debate.

O Ciclo de Formação de Liderança do Cindes Jovem é um programa de desenvolvimento e capacitação de jovens com o objetivo de formar líderes com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios e comprometidos com o desenvolvimento da indústria capixaba. Este programa é promovido e mantido pelo Cindes por meio de seu núcleo jovem. O projeto trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica e trabalha agendas extras como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião pautando-se sempre em três pilares:
Cidadania
Gestão
Autoconhecimento

Faça parte do Ciclo de Formação do Cindes Jovem!

(DDD) ####-####

Objetivos do Ciclo

Aprendizado colaborativo; Evolução como pessoas e profissionais; Construção de projeto duradouro e engajado em benfeitorias/entregas.
O Ciclo Cindes Jovem foi lançado em 2004 para incentivar o empreendedorismo. Essa primeira reunião aconteceu com cerca de 150 jovens e contou com uma palestra do então presidente do Sistema Findes, Lucas Izoton. O tema foi “Empreendedorismo, uma ligação direta com o futuro”.
O ciclo anual é uma formação complementar, que trabalha aspectos do líder para além da formação acadêmica e/ou especialista tradicional. Trabalha agendas extras como política, ideologia, diálogo e formação de opinião.
Para Léo de Castro, presidente do Sistema Findes/Cindes, “O Ciclo de Formação oferece metodologia de formação com diálogo, colaboração e comprovado resultado”.

Como Funciona

Público alvo: Jovens empreendedores com idade entre 20 e 35 anos alinhados com os valores do programa.

O programa proporciona além da formação acadêmica, metodologias que trabalham temas como política, ideologia, diálogo e formação de opinião. Durante o ano, são estudados, em encontros presenciais às segundas-feiras, na sede do Sistema Findes, 9 módulos. Cada um é composto por uma temática central explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes. Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas com especialistas de renome estadual e nacional, palestras, workshops, júri simulado, dinâmica de debate, visita técnica, resenhas e produção de artigos.

Para participar do ciclo é necessário passar por um processo seletivo anual com triagem curricular; ter entre 20 e 35 anos;  estar matriculado em um curso superior, ou ser sócio/dirigente de empresa, ou estar na linha de sucessão de empresa, ou ocupar cargo de relevância em órgão público; estar alinhado com os valores do programa.

É desejável que participe ou esteja vinculado a uma entidade do movimento jovem empreendedor do Espírito Santo. Exceções serão tratados pelo conselho estratégico do Ciclo Cindes Jovem.

Dezembro e janeiro: Comunicação e inscrição;
Fevereiro: Entrevista e seleção;
Março: Início da formação.

Os participantes serão avaliados pelos seguintes critérios:
1. Produção de artigos;
2. Assiduidade nas aulas;
3. Participação nos encontros;
4. Resenha literária – livros;
5. Participação no WhatsApp.

Conselho Ciclo Cindes Jovem

Presidente: Renzo Colnago
Diretor de capacitação: Jairo Siqueira
Associado: Breno Panetto

Cindes

Diretor executivo: Cristhine Samorini
Diretor: Darks Casotti
Diretor: Sérgio Sotelino

 

Ideies

Presidente: Marcelo Saintive

 

Findes

Guilherme Weichert