Rede Indústria Jovem 2019

Jovens empreendedores representantes das federações de indústrias irão se reunir virtualmente, na próxima terça-feira (06), para compartilhar boas práticas empresariais e associativistas, além de debater sobre desafios e soluções para os setores. Essa é mais uma rodada do “Intercâmbio de Lideranças da Indústria Jovem”, que acontece das 14h às 16h30, via plataforma Microsoft Teams. Inscrições até segunda-feira (05), clicando aqui.

Devido ao momento de pandemia que estamos vivendo, o evento será online pela primeira vez. A iniciativa é da Confederação Nacional da indústria (CNI), em parceria com as Federações das Indústrias estaduais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede Indústria Jovem, liderado pelo Cindes em 2019.

A programação conta com a palestra do vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, que irá falar sobre “O poder do associativismo e os Movimentos Jovens Industriais”.

Segundo Cassaro, o momento será de troca de experiências, onde ele irá contar um pouco da sua trajetória no associativismo e também junto à Findes. Ele que foi o primeiro presidente do Cindes Jovem, como vice-presidente da Federação, na Gestão 2017-2020 e, agora, como vice-presidente do Cindes durante o triênio 2020-2023.

“A expectativa é que possamos compartilhar a experiência com os movimentos jovem empreendedor para que fomentar a criação de novas entidades nas federações da indústria ao redor do país. A ideia é convidar filhos, sucessores de industriais, a se engajarem nos movimentos e sindicatos”, explicou.

Jairo Siqueira, o presidente do Cindes Jovem, empossado no último mês para o triênio 2020-2023, também irá palestrar, abordando o histórico deste programa associativista sem fins lucrativos que tem como objetivo formar e desenvolver líderes do futuro, além de integrar a classe empreendedora capixaba. A estrutura, ações e projetos também estarão em pauta.

“O objetivo desse enconndendo que o movimento jovem é uma necessidade para a renovação do associativismo dentro da indústria”, destacou Jairo.

Protagonismo

O Intercâmbio de Lideranças da Indústria Jovem é resultado de uma provocação feita pelo Cindes Jovem em 2019, que resultou no Rede Indústria Jovem. Esse é um movimento para estimular o movimento jovem nas federações de indústrias de todo o país, promovendo o networking inter-federações de indústrias, intercâmbio de projetos e potencialização de uma agenda de trabalho comum.

O Cindes foi o anfitrião da Rede Indústria Jovem em 2019, que contou com a participação das federações dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

Na ocasião, eles puderam conhecer todas as entregas do Cindes e do Cindes Jovem, o Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem, reunir com a Presidência da Findes, conhecer o trabalho do Ideies, além de participar do Fórum IEL de Gestão.

“Entendendo que o Cindes Jovem vem construindo um modelo adequado, moderno e sustentável, muitas empresas abriram movimentos jovens industriais. Nosso ciclo de formação foi replicado pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e isso chegou aos ouvidos da CNI que, por meio da Gerência de Encontro de Negócios, que envolve lideranças industriais, incluiu o movimento jovem como um encontro de negócios”, explicou o presidente do Cindes Jovem.

Dessa forma o intercâmbio integrou a agenda de encontros de lideranças setoriais da indústria, realizadas São anualmente pelos principais setores da indústria brasileira, desde 2014.

Confira a programação:

14h | Abertura _Gerência Executiva de Associativismo e Negócios da CNI

14h20 | O poder do associativismo e os Movimentos Jovens industriais _Raphael Cassaro Machado, vice-presidente da FINDES

14h50h | FINDES – Cindes Jovem _Jairo Siqueira, presidente do Cindes Jovem

15h20 | FIERGS – Conselho de Futuras Lideranças _Alexandre de Carli, coordenador do CONLIDER

15h50 | FIEMG – FIEMG Jovem: um caso de implementação _Humberto Luiz Noronha, presidente do FIEMG Jovem

16h10 | Bate-papo com os participantes: próximos passos e definição de agenda conjunta _Interação com os participantes

16h30 | Encerramento

* Por Fiorella Gomes