A pandemia de Covid-19 afetou diretamente a rotina das pessoas, das empresas, das relações pessoais ou mesmo de trabalho. Em todo o mundo, literalmente, medidas e estratégias precisaram ser adotadas para manter a segurança e a saúde das pessoas, sem deixar de lado a necessidade de continuidade das atividades, dos setores. E o “novo normal” atingiu também o Ciclo de Formação de Lideranças do Cindes Jovem, mas sem comprometer a sua qualidade.

“Nós fizemos todas as transições necessárias. À princípio, fizemos uma isenção de mensalidade, já que muitas pessoas tiveram suas fontes de renda diminuídas drasticamente, inclusive com a suspensão de trabalho, considerando que muitos são autônomos. Também migramos para o formato online. Saímos dos nossos encontros presenciais semanais e também suspendemos provisoriamente os Encontros Cindes Jovem, que são bimestrais”, relata a diretora de Formação do Ciclo Cindes Jovem, Raíssa Trindade.

Não apenas os módulos passaram a ser online, como também os encontros dos grupos de trabalho (GT) e a da diretoria do Ciclo. Para manter a qualidade da formação e da experiência dos participantes, também foram adotadas ferramentas tecnológicas propícias para organização e produtividade.

“Não perdemos a frequência de encontros, que é quinzenal. Conseguimos mantê-los totalmente, mas passamos a utilizar muito mais aplicativos como o Trello para que não se perca nada. E as atas têm sido atualizadas de forma muito mais constante, para não perdermos o fio da meada”, frisa Raíssa.

Atualmente, a diretoria do Ciclo estuda uma forma de retomada dos encontros presenciais. Em julho, foi realizado um encontro presencial das lideranças dos grupos de trabalho e também da diretoria do Ciclo. “Acredito que a tendência agora é que iremos voltar de forma mais espaçada, organizada, talvez até em esquema de rodízio. A ideia é que retomemos os nossos encontros com grupos menores e aos poucos”, pontuou.

Qualidade

O Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem tem se consolidado como um programa fundamental para a melhoria do ambiente de negócios. Prova disso é que, para esse ano de 2020, o número de inscritos cresceu em 281% em comparação com o ano anterior.

Mesmo com o momento de isolamento social, o Ciclo vem mantendo a qualidade de suas atividades, conforme a pesquisa de satisfação realizada. Essa também é a percepção do engenheiro químico com especialização em engenharia de produção, Bruno Alves, 31 anos, que participa da formação.

“O Ciclo Cindes Jovem desde o início já almejava meios de trazer conhecimento e e network para os integrantes de forma única. Após a pandemia, ficou muito claro que a essência dos encontros presenciais não poderia se perder. É notável este posicionamento a cada encontro, no qual é entregue o conteúdo do módulo de maneira clara e acolhedora. Mesmo longe geograficamente estamos, durante as videoconferências, bem próximos, seja pela dinâmica adotada ou pela interatividade nas apresentações com os convidados e mentores. Vale ressaltar que, se não fosse pelo meio virtual, não teríamos a oportunidade de vivenciar novas experiências, como as incríveis apresentações do livro do mês ou mesmo as vídeo chamadas de autores de renome internacional”, destacou.

O nível de satisfação dos participantes, durante o período de isolamento – iniciado no mês de março, variou de 9,3 a 9,8, em uma escala que vai de 0 a 10. Já o nível de satisfação por módulo, sendo eles Educação, Estratégia e Cultura, Liberdade, Cidades e Liderança, varia de 9,5 a 9,8, também em uma escala de 0 a 10.

Desde o início do Ciclo, em março, já foram realizadas pelos participantes 130 resenhas e 45 artigos extras. A média de satisfação geral é de 9,6.

*Por Fiorella Gomes

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