A turma de 2020 é marcada pela heterogeneidade, reunindo integrantes do comércio e da indústria, com perfis e vieses ideológicos diferentes

Foi dada a largada para o Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem 2020! Nos próximos meses, uma turma formada por 51 jovens empreendedores, com idades entre 20 e 35 anos, passam a se reunir semanalmente para desenvolver habilidades inerentes de um líder.

O objetivo é que, ao concluírem o programa de capacitação, eles sejam líderes comprometidos com a indústria capixaba e com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios.

Abrindo os trabalhos de 2020, o presidente da Findes/Cindes, Léo de Castro ressaltou o trabalho do Cindes que, dentro da Federação, é o ambiente que conecta indústria, comércio, serviço e agronegócio.

“É uma enorme alegria iniciar essa terceira turma do Ciclo. Esse movimento de formar liderança é fundamental, porque são vocês que tem que empurrar e dizer o que quer, saber pedir, exigir, ordenar a forma de dialogar e interagir não só com a federação, mas com as empresas e o poder público”, frisou.

O presidente também ressaltou a importância de as empresas trabalharem com propósito. “A empresa precisa ter uma razão de ser, algo que crie conexão com os seus colaboradores, para que eles possam dar o melhor de si para executar seu trabalho. Isso é o trabalho de liderança e de saber ser liderado”, pontuou.

Consolidação

O Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem tem se consolidado como um programa fundamental para a melhoria do ambiente de negócios. Para 2020, o número de inscritos cresceu em 281% em comparação com o ano anterior.

“Acredito que esse é um resultado que consolidamos nos anos de 2018 e 2019. O ano anterior foi muito para rico em termos de conteúdo e um período em que conseguimos uma comunicação externa maior também”, avaliou a diretora de Formação do Ciclo Cindes Jovem, Raíssa Trindade.

Durante as entrevistas, revela Raíssa, o perfil dos candidatos chamou a atenção dos organizadores do Ciclo, o que fez com que esta terceira turma tivesse um número de integrantes maior que o normal. Para ela, o Ciclo de 2020 vem com uma turma bem estruturada, com conteúdo alinhado e promete um ano de crescimento para todos os integrantes.

“Estamos com as expectativas nas alturas. Os candidatos tinham perfis muito interessantes e que queríamos ter por perto. A heterogeneidade da turma é grande, são pessoas muito diversas, do comércio, da indústria. Eles possuem perfis e vieses ideológicos diferentes também, o que a gente acredita que irá trazer um debate muito saudável e gostoso no Ciclo”, frisou.

 

Novas habilidades

Bruno Alves, 31 anos, é formado em Engenharia Química e com especialização em Engenharia de Produção. Em seu currículo, acumula experiência nas áreas de tecnologia e inovação, como analista de Desenvolvimento Técnico realizando atividades relacionadas a gestão tecnológica e educacionais, e como instrutor de Educação Profissional. Além disso, ele é sócio da clínica de estética Espaço A – Fisioterapia, Pilates e Estética.

Hoje, assume um novo desafio profissional como gerente fabril da empresa Maifredo Embalagens. Para ele, o Ciclo de Formação Cindes Jovem vem para ajudar agregar valor e conhecimento no desafio de liderar pessoas, além de permitir o  autoconhecimento e ser uma oportunidade para o network.

“Estar em contato com pessoas de diferentes opiniões, formações acadêmicas, pensamentos, experiências profissionais é enriquecedor. No meu cargo de gestor fabril e como sócio na clínica, ter esse conhecimento em liderança e disciplinas transversais irá me proporcionar um senso crítico e alavancar meus resultados de gestão com meus pares”, contou.

Paula Campeão, 27 anos, é advogada, mas também é empreendedora em uma startup atuante no meio jurídico. A jovem, que possui mestrado na área de Cooperação Jurídica Internacional, conheceu o Ciclo de Formação Cindes Jovem ao ser convidada para palestrar em um dos encontros da turma do ano passado, no módulo sobre desafios globais.

“Na época, eu adorei participar do encontro e me apaixonei pelo projeto. Achei a dinâmica construtiva e a diversidade dos integrantes foi fundamental para o desenvolvimento da palestra. Sempre digo que, naquele dia, eu aprendi mais do que ensinei”, contou.

Como começou a empreender, ela resolveu participar da edição deste ano, onde acredita que conseguirá desenvolver suas habilidades por meio dos debates e atividades propostos. 

“Estou muito ansiosa para começar os trabalhos. Sei que tenho muito a aprender com empresários e empreendedores de outras áreas. Acredito que olhando a partir de outras óticas e de outras áreas, terei aprendizados para aplicar no meu próprio negócio e desenvolvê-lo. Além disso, estar na liderança exige o trabalho em equipe e eu quero desenvolver essa habilidade, essas softs skills que hoje são tão importantes para o mercado até mais que a parte técnica”, revelou.

 

 

Ciclo de Formação

O Ciclo de Formação de Liderança é promovido e mantido pelo Cindes, por meio de seu núcleo jovem, o Cindes Jovem. A primeira turma foi iniciada em 2018 para incentivar o empreendedorismo. Realizado anualmente, ele abrange os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: Cidadania, Gestão e Autoconhecimento.

A proposta é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Findes com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo. 

Durante o ano, são estudados nove módulos. Cada um é composto por uma temática central, explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes.

Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, workshops, júri simulado, rodas de debate, visitas técnicas, resenhas e produção de artigos.

*Por Fiorella Gomes