Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

Repense 2023 traz como tema os 4Cs do empreendedorismo

A edição deste ano será em conjunto com a Confederação Nacional de Jovens Empresários

Está chegando o Repense 2023! Promovido pelo Cindes Jovem, este ano, o programa será executado em conjunto com o 29º Congresso da Conaje – Confederação Nacional de Jovens Empresários, no dia 08 de dezembro, a partir das 8h, no Parque Botânico da Vale, em Vitória. O evento é gratuito e já está com inscrições abertas.

Com o tema ‘Os 4Cs: da colaboração ao empreendedorismo’, a programação será focada na cultura empreendedora, desenvolvimento de novas ideias e incentivo para que projetos saiam do papel, abordando os 4Cs (colaboração, conhecimento, confiança e conexão).

Podem participar jovens empreendedores, lideranças de 18 a 42 anos e universitários. Inscrições abertas e gratuitas!

 

Confira a programação:

 

Arena Conhecimento

08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura

09:30 – Palestra: Sede de Vencer com José Felipe Carneiro (cofundador da Wals Cervejaria e KHappy Kombucha)

10:30 – Mesa redonda: Cases de Capixabas de Sucesso (Painelistas: Léo de Castro (Fibrasa e Nazca), Rogerio Salume (Wine), Rodrigo Miranda (Zaitt e Shipp)

11:30 – Almoço

13:30 – Mesa redonda: Desburocratização (Painelistas: Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e deputado Mazinho dos Anjos

14:00 – Palestra: Potencialidades do ES, com Ricardo Frizera

14:30 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico. (Painelistas: Renata Ferretti, Américo Buaiz

15:00 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico

15:00 – Palestra: A bola não entra por acaso (Case Fortaleza E.C.), com Marcelo Paz

16:00 – Encerramento

 

Tenda Colaboração

10:30 – Workshop: Empreendedorismo (Facilitadora: Mara Stocco)

11:30 – Almoço

13:00 – Workshop: Vendas (Facilitador: Fabio Oliveira)

14:00 – Workshop: Comunicação – Emoção que gera conexão (Facilitadora: Tati Braga)

 

Sobre o Cindes Jovem

O Cindes Jovem é o movimento jovem da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e tem como objetivo formar e desenvolver líderes capazes de impactar o ambiente de negócios capixaba. Em suas diversas frentes de atuação, o Cindes Jovem realiza o Repense, um evento anual de empreendedorismo e inovação.

Por Natália Magalhães
Read More

Conexão Cindes 2021 destaca os novos desafios e a transformação digital nas empresas

A palestra desta edição vai abordar temas como o crescimento do mundo tecnológico e como isso tem impactado o mercado. Faça a sua inscrição, as vagas são limitadas!

 O mundo passou e ainda está passando por muitas mudanças. A sociedade como um todo precisou se reinventar e se atualizar às novas tecnologias. Pensando nisso, o Conexão Cindes 2021 vai trazer uma discussão com o tema “Desafios do mundo em transformação”.

O encontro é promovido pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), no dia 21 de outubro, às 18h30, no auditório da Findes. Também será possível acompanhar pelo YouTube, clique aqui para assistir!

O objetivo do evento é promover as conexões, os compartilhamentos de experiências, ideias, e a flexibilidade para ouvir opiniões sobre o tema.

As inscrições podem ser feitas neste link. Não percam a oportunidade, as vagas são limitadas!

Para conduzir a palestra e compartilhar experiências, foram convidados o diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia, Allan Costa; o founder da Grupfy e diretor do Cindes, Renzo Colnago, e o CIO e head de Transformação Digital da Findes, Alex Rodrigues.

Allan Costa irá abordar o crescimento do mundo tecnológico durante a pandemia da Covid-19 e como isso tem impactado o mercado, profissões e a economia em geral. Após, é possível conferir um bate-papo entre os especialistas e experts em transformação digital, Renzo Colnago e Alex Rodrigues.

 

Sobre o Conexão Cindes

O Conexão Cindes tem como objetivo principal o debate, com conteúdo de qualidade, de temas relevantes e atuais para os industriais e empresários capixabas. A classe empresarial adquire conteúdos e subsídios importantes para nortear suas estratégias e as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio. ​

Temas como eleições, futuro da economia, indústria 4.0, inovação, sucessão familiar, entre outros, já foram abordados nos encontros. Os temas são sempre pautados de acordo com o cenário econômico da atualidade.

 

Informações sobre o evento:

Tema: O tech não tem mais volta – Venha ouvir sobre os desafios do mundo em transformação.

Data: 21/10/2021

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório da Findes – 9º andar

Transmissão: Clique aqui para assistir!

Inscrições: Clique aqui para se inscrever!

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Ala Feminina: Cindes Jovem promove evento direcionado a mulheres empreendedoras

Um bate-papo sobre a inclusão feminina em cargos estratégicos no mercado de trabalho e seus impactos. As inscrições vão até o dia 22 de outubro.

 Cada vez mais as mulheres estão sendo inseridas em cargos de liderança e ocupando as vagas mais estratégicas dentro das empresas. E essa realidade será abordada pelo Cindes Jovem, em mais uma edição do evento “Ala Feminina”, um encontro que contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo no Espírito Santo e promove a integração das mulheres que se interessam pela área empresarial.

Neste ano, o bate-papo irá abordar os impactos da inclusão e ascensão da mulher nos cargos estratégicos. O evento será no dia 28 de outubro, às 18 horas, no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de outubro, neste link.

Na ocasião, outros temas também serão discutidos, como: inclusão social, poder feminino e diferencias da liderança feminina. O evento é direcionado às mulheres empreendedoras de qualquer faixa etária que buscam conhecer mais sobre o universo do empreendedorismo.

A presidente da Findes, Cris Samorini, é uma das incentivadoras do projeto. “Nosso intuito é reconhecer e homenagear o trabalho das mulheres que estão contribuindo com o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade por meio de iniciativas nos diversos setores – público, privado e terceiro setor. É muito importante termos essa representatividade em todos os âmbitos e ocupar os mais diversos cargos dentro das empresas capixabas”, destaca Samorini.

Para conduzir o encontro, convidamos a gerente Jurídica e de Integridade da Findes, Mariana Covre, e a CEO da Pessini Cosméticos, Elaine Pessini.

Mariana Covre

Mariana Covre

Gerente Executiva Jurídica e de Integridade da Findes, Membro do Comitê de Ética da Findes, Avaliadora na Comissão de Ética Pública da Presidência da República e Doutoranda em Direito Constitucional e Programas de Integridade

Elaine Pessini

Elaine Pessini

Formada em gestão empresarial, pós-graduada em gestão de negócios e Sexologia aplicada. Já realizou palestras e treinamentos em todo Brasil e países como Chile e Hong Kong. CEO da Pessini Cosméticos.

Sobre o “Ala Feminina”

O Ala Feminina é um encontro de mulheres com interesse no tema Empreendedorismo. A proposta do evento é promover um “bate-papo entre amigas”, sempre em um clima de intimidade e descontração, a fim de que todas as participantes se sintam à vontade para contar suas experiências e compartilhar suas ideias e sentimentos.

É um momento para falar sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, desafios e superações no mundo empreendedor.  A ideia não é fazer uma palestra no formato tradicional, que muitas vezes cria um abismo entre o palestrante (o que tem o direito a fala) e os ouvintes (apenas o direito de ouvir).

No Ala Feminina, todas as participantes serão, de fato, participantes e terão total liberdade para falar, assim como acontece em um encontro de amigas. Os temas serão os mais variados, tudo que envolve o universo feminino.

Informações sobre o evento:

Tema: Qual o impacto da inclusão da mulher nos cargos estratégicos?

Dia: 28 de outubro (quinta-feira)

Local: Teatro Sesi, Jardim da Penha – Vitória

Horário: Às 18 horas

Palestrantes do painel: Mariana Covre e Elaine Pessini.

Inscrições: Inscrições até dia 22 de outubro. Clique aqui para fazer a inscrição!

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Conaje e Cindes Jovem: união de fortalecimento do associativismo

Em 2021 o Cindes Jovem firmou uma importante parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje). Composta por 32 movimentos empresariais com atuação e representação em 22 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens. Atualmente ela é presidida por Maria Brasil, a primeira mulher presidente da Conaje em sua história. 

 Dentre as iniciativas que a Conaje realiza nacionalmente, há a promoção da Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual são reunidas as principais lideranças dos movimentos de diversos Estados do Brasil, com o objetivo de discutir muitos temas relevantes para o empreendedorismo nacional. 

 Esses debates ocorrem 4 vezes ao ano e trazem para a cidade sede da AGO uma grande visibilidade, além de fomentar os negócios da região, a partir do fortalecimento de uma grande rede de contatos de empresários. 

 É uma instituição que exerce um papel ativo e de liderança, representando, debatendo e criando também melhores ambientes de negócios por meio da participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), no Conselho Temático da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, na Semana Global de Empreendedorismo e no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). 

 É responsável, ainda, por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE) e Bloco Mercosul. 

 A Conaje promove representatividade para os jovens empreendedores e contribui para gerar prosperidade e desenvolvimento econômico. Entre os benefícios e vantagens para seus associados, destacam-se: 

  • Fazerparte de uma rede nacional junto a mais de 36 mil empresários;
  • Acessoa troca de conhecimentos, experiências e boas práticas com outras empresas em âmbito nacional;
  • Participação em programas de formação de lideranças para seu desenvolvimento empresarial;
  • Conexões internacionais com empresários de mais de 20 países através da FIJE e G20YEA;
  • Representatividade e voz ativa diante de pautas de interesse do jovem empresário na esfera governamental;
  • Apoio e participação em programas sociais com enfoque no desenvolvimento socioeconômico regional.

 A sinergia entre o Cindes Jovem e a Conaje nos permite somar forças para alcançar muito mais jovens empreendedores e, consequentemente, uma maior entrega para a sociedade. 

Read More

Confira a segunda edição do Informe Societário Cindes/OAB-ES

Está no ar a segunda edição do Informe Societário! Essa é uma publicação quinzenal que tem como objetivo de levar ao setor produtivo capixaba atualização e conhecimento sobreo direito societário. Uma parceria celebrada entre o Cindes e a Comissão de Direito Societário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB-ES).

A nova edição traz as repercussões jurídicas relacionadas ao falecimento de sócios, abordando questões importantes relacionadas à sucessão e à transmissibilidade e liquidação das quotas/ações sociais. Esses temas costumam gerar disputas entre os herdeiros do sócio falecido e os sócios remanescentes. Além de, muitas vezes, causar embaraços ao desenvolvimento da própria atividade empresarial.

Conhecer o assunto e planejar a sucessão, é a melhor forma de prevenir litígios na sua empresa e evitar ameaças ao seu negócio!

Read More

Conheça o Informe Societário do Cindes e OAB-ES

Publicação quinzenal das entidades tem como objetivo levar ao setor produtivo capixaba atualização e conhecimento sobre o direito societário, com temas essenciais para ajudar o empreendedor na tomada de decisão.

O Cindes em parceria com a Comissão de Direito Societário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB-ES) lançam nesta terça-feira (06) o Informe Societário. Essa é uma publicação quinzenal que tem como objetivo de levar ao setor produtivo capixaba atualização e conhecimento sobreo direito societário.

Os temas dos boletins vão desde a decisão inicial do empreendedor na estruturação do planejamento estratégico para tomada de decisões e escolha do tipo societário mais adequado, a fase de alienação de participação societária por meio de um processo Mergers and Acquisitions (M&A – na tradução livre, fusões e aquisições).

“Essa ação do Cindes junto com a OAB-ES é mais um canal de informação fundamental para os empresários e também a sociedade capixaba. Ela vem para que possamos disseminar informação jurídica e empresário contribuindo para o desenvolvimento do Estado. Então, o Cindes e a OAB-ES estão unidos nessa empreitada de fazer com que o ecossistema jurídico se incorpore de uma forma positivo às empresas”, afirmou o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro.

A ideia de disponibilizar o Informe Societário para os empresários conveniados ao Cindes – e a sociedade – surgiu como resultado do planejamento da Comissão de Direito Societário da OAB-ES, que identificou a importância da interação advocacia, setor Produtivo e judiciário. Esta comunicação triangular ajuda no fortalecimento dos objetivos de cada instituição representada.

“Um dos pilares estratégicos da Comissão de Direito Societário é difundir as discussões societárias juntamente com o setor produtivo. O surgimento se deu por meio de uma ideia discutida e aprovada pela Comissão e viabilizada pelo Diretor do Cindes Vitor Lomba Sant Anna” apontou o presidente da Comissão de Direito Societário da OAB-ES, Eliomar Bufon Lube.

Dessa forma, o Cindes e a OAB-ES aproximam o setor produtivo de temas relevantes de direito societário, com a finalidade de estabelecer um ambiente de discussão técnica.

“Em um cenário de tantas inseguranças jurídicas para o empresariado, a parceria traz o propósito de fortalecer o ecossistema em volta do direito societário, alertando ainda sobre direitos e oportunidades para o empresariado na tomada de decisões junto a sócios e investidores. Os Informes são resultados de estudos junto à academia e abordarão oportunidades e direitos para o empresariado na tomada de decisões em âmbitos societário”, explica o coordenador da Comissão de Direito Societário da OAB/ES e diretor do Cindes, Vitor Lomba Sant’Anna.

As edições do Informe Societário você encontra quinzenalmente no site do Cindes ou em seu e-mail. Para isso, cadastre seu e-mail no site da entidade na seção “Assine nosso newsletter”. O primeiro Informe traz alguns dados e fatores indispensáveis para escolha mais adequada do modelo societário pelo empreendedor. Boa leitura!

Read More

Encontro Cindes Jovem: “Inovações em Mídia Digital” é tema da primeira reunião de 2020

“Inovações em Mídias Digitais” é o tema do primeiro Encontro Cindes Jovem de 2020, que acontece nesta quarta-feira (11), no Salão da Indústria da Findes, a partir das 18h.

A ideia é que palestrantes e públicos compartilhem experiências sobre estratégia e negócios nos ambientes digitais. Para falar sobre o assunto o Cindes Jovem convidou Wallace Lovato, founder e CEO na Globalsys Soluções em Tecnologia.

Além de momento de integração e networking, o Encontro reserva ainda espaço para um talkshow com Rodrigo Maroja, especialista em negócios exponenciais e Hub Head da OYO Brazil; e André Luiz, especialista em SEO, Marketing e Performance da AceleraVix.

Encontro Cindes Jovem

Aberto ao público, o Encontro Cindes Jovem acontece a cada dois meses na sede da Findes, em Vitória. Com foco em temas e pautas importantes para o mundo do empreendedorismo, as reuniões são voltadas para empresários, empreendedores, universitários e profissionais de diversas.

O Cindes Jovem

O Cindes Jovem é um programa associativista sem fins lucrativos idealizada pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), com o objetivo formar e desenvolver líderes do futuro além de integrar a classe empreendedora capixaba. Criado em 2005, o Cindes Jovem tem como missão fomentar o empreendedorismo nos jovens, por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.

O programa tem o objetivo de estimular o espírito de liderança em jovens de 18 a 35 anos. Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários. Dessa forma, os associados passam a conhecer um pouco da trajetória de sucesso das organizações.

Serviço

Encontro Cindes Jovem

Tema: Inovações em Mídias Digitais
Convidados: Wallace Lovato, Rodrigo Maroja e André Luiz
Data: quarta-feira (11/03)
Horário: 18h
Local: Salão da Indústria, 1º andar. Ed Findes.

*Por Fiorella Gomes

Read More

Ciclo de Formação Cindes Jovem: 51 jovens empreendedores buscam se tornar grandes líderes

A turma de 2020 é marcada pela heterogeneidade, reunindo integrantes do comércio e da indústria, com perfis e vieses ideológicos diferentes

Foi dada a largada para o Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem 2020! Nos próximos meses, uma turma formada por 51 jovens empreendedores, com idades entre 20 e 35 anos, passam a se reunir semanalmente para desenvolver habilidades inerentes de um líder.

O objetivo é que, ao concluírem o programa de capacitação, eles sejam líderes comprometidos com a indústria capixaba e com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios.

Abrindo os trabalhos de 2020, o presidente da Findes/Cindes, Léo de Castro ressaltou o trabalho do Cindes que, dentro da Federação, é o ambiente que conecta indústria, comércio, serviço e agronegócio.

“É uma enorme alegria iniciar essa terceira turma do Ciclo. Esse movimento de formar liderança é fundamental, porque são vocês que tem que empurrar e dizer o que quer, saber pedir, exigir, ordenar a forma de dialogar e interagir não só com a federação, mas com as empresas e o poder público”, frisou.

O presidente também ressaltou a importância de as empresas trabalharem com propósito. “A empresa precisa ter uma razão de ser, algo que crie conexão com os seus colaboradores, para que eles possam dar o melhor de si para executar seu trabalho. Isso é o trabalho de liderança e de saber ser liderado”, pontuou.

Consolidação

O Ciclo de Formação de Lideranças Cindes Jovem tem se consolidado como um programa fundamental para a melhoria do ambiente de negócios. Para 2020, o número de inscritos cresceu em 281% em comparação com o ano anterior.

“Acredito que esse é um resultado que consolidamos nos anos de 2018 e 2019. O ano anterior foi muito para rico em termos de conteúdo e um período em que conseguimos uma comunicação externa maior também”, avaliou a diretora de Formação do Ciclo Cindes Jovem, Raíssa Trindade.

Durante as entrevistas, revela Raíssa, o perfil dos candidatos chamou a atenção dos organizadores do Ciclo, o que fez com que esta terceira turma tivesse um número de integrantes maior que o normal. Para ela, o Ciclo de 2020 vem com uma turma bem estruturada, com conteúdo alinhado e promete um ano de crescimento para todos os integrantes.

“Estamos com as expectativas nas alturas. Os candidatos tinham perfis muito interessantes e que queríamos ter por perto. A heterogeneidade da turma é grande, são pessoas muito diversas, do comércio, da indústria. Eles possuem perfis e vieses ideológicos diferentes também, o que a gente acredita que irá trazer um debate muito saudável e gostoso no Ciclo”, frisou.

 

Novas habilidades

Bruno Alves, 31 anos, é formado em Engenharia Química e com especialização em Engenharia de Produção. Em seu currículo, acumula experiência nas áreas de tecnologia e inovação, como analista de Desenvolvimento Técnico realizando atividades relacionadas a gestão tecnológica e educacionais, e como instrutor de Educação Profissional. Além disso, ele é sócio da clínica de estética Espaço A – Fisioterapia, Pilates e Estética.

Hoje, assume um novo desafio profissional como gerente fabril da empresa Maifredo Embalagens. Para ele, o Ciclo de Formação Cindes Jovem vem para ajudar agregar valor e conhecimento no desafio de liderar pessoas, além de permitir o  autoconhecimento e ser uma oportunidade para o network.

“Estar em contato com pessoas de diferentes opiniões, formações acadêmicas, pensamentos, experiências profissionais é enriquecedor. No meu cargo de gestor fabril e como sócio na clínica, ter esse conhecimento em liderança e disciplinas transversais irá me proporcionar um senso crítico e alavancar meus resultados de gestão com meus pares”, contou.

Paula Campeão, 27 anos, é advogada, mas também é empreendedora em uma startup atuante no meio jurídico. A jovem, que possui mestrado na área de Cooperação Jurídica Internacional, conheceu o Ciclo de Formação Cindes Jovem ao ser convidada para palestrar em um dos encontros da turma do ano passado, no módulo sobre desafios globais.

“Na época, eu adorei participar do encontro e me apaixonei pelo projeto. Achei a dinâmica construtiva e a diversidade dos integrantes foi fundamental para o desenvolvimento da palestra. Sempre digo que, naquele dia, eu aprendi mais do que ensinei”, contou.

Como começou a empreender, ela resolveu participar da edição deste ano, onde acredita que conseguirá desenvolver suas habilidades por meio dos debates e atividades propostos. 

“Estou muito ansiosa para começar os trabalhos. Sei que tenho muito a aprender com empresários e empreendedores de outras áreas. Acredito que olhando a partir de outras óticas e de outras áreas, terei aprendizados para aplicar no meu próprio negócio e desenvolvê-lo. Além disso, estar na liderança exige o trabalho em equipe e eu quero desenvolver essa habilidade, essas softs skills que hoje são tão importantes para o mercado até mais que a parte técnica”, revelou.

 

 

Ciclo de Formação

O Ciclo de Formação de Liderança é promovido e mantido pelo Cindes, por meio de seu núcleo jovem, o Cindes Jovem. A primeira turma foi iniciada em 2018 para incentivar o empreendedorismo. Realizado anualmente, ele abrange os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: Cidadania, Gestão e Autoconhecimento.

A proposta é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Findes com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo. 

Durante o ano, são estudados nove módulos. Cada um é composto por uma temática central, explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes.

Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, workshops, júri simulado, rodas de debate, visitas técnicas, resenhas e produção de artigos.

*Por Fiorella Gomes

Read More

Cindes tem 22,5% aumento do número de associados e muitos benefícios para as empresas capixabas em 2019

Trabalhando intensamente para conectar o setor empresarial às melhores oportunidades do mercado, o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) conquistou um aumento de 22,5% no número de associados até novembro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Aos 50 anos e reafirmando o seu propósito de promover um ambiente de integração setorial para fortalecer o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, o Cindes tem em maioria médias e grandes empresas, sobretudo dos segmentos de serviços (27%) e Indústria (19%), mas também de comércio, financeiro e educação.

Constituída em outubro de 1969, durante a administração Jones Santos Neves Filho, a entidade surgiu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promoveu neste ano 137 ações e eventos políticos e econômicos.

O “Meeting de Líderes Industriais” é o carro-chefe dos projetos realizados pela entidade e, neste ano, 307 empresários e lideranças capixabas a fim de discutir assuntos estratégicos da economia do estado, como forma de ampliar a competitividade das nossas indústrias e a conquista de novos mercados.

Além disso, para construir um ambiente de melhoria de negócio o Cindes criou a Câmara de Conciliação e Arbitragem, o Conexão Cindes e o Cindes Jovem, que busca fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas, formando novos líderes e gestores e realiza ações como o Ciclo de Formação do Cindes Jovem e o Fórum Repense.

Benefícios

O Cindes proporciona para os seus associados grandes possibilidades de parcerias e convênios, além de capacitação e suporte para novos empresários. Tudo isso com o objetivo de oferecer aos empresários associados uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade.

Convênio Sesi/Senai: associados do Cindes têm 10% de desconto em cursos técnicos e de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento do Senai; e nos serviços de saúde, lazer, cultura e educação básica do Sesi.
Operadoras de cartões de benefícios: nossos associados contam com benefícios exclusivos do Comprocard e Lecard, entre eles, rapidez no aporte de valores, isenção da taxa de administração e atendimento personalizado aos departamentos de Recursos Humanos das empresas.

Unimar: indústrias associadas têm vantagens na contratação de planos de saúde da Samp. Por meio da parceria, é possível obter preço diferenciado, além de facilidade na negociação de adesão.

Certificado Digital: a parceria com a empresa CDL garante aos associados uma tabela diferenciada e atendimento in company.

V1: os associados contam com a parceria do V1, um serviço de transporte executivo por aplicativo, que oferece uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade, além de 15% de descontos em qualquer viagem.

Programa de Lazer e Cultura: os associados agora contam com descontos de 30% oferecidos pelo programa, que é um benefício empresarial que propicia aos colaboradores das empresas clientes uma rede de com quase 200 parcerias com foco em educação, bem-estar, esporte, entretenimento e produtos e serviços com vantagens e movimentos para promover qualidade de vida. Além disso, são disponibilizados conteúdos informativos e sorteios.

Rede de Negócios: criada para promover a integração comercial, divulgação da marca e fomento de negócios entre os associados, por meio da apresentação de suas empresas, produtos e serviços.

Clique aqui, saiba mais e associe-se!

Seja associado Cindes e insira a sua empresa no ecossistema empresarial capixaba.

História

O Cindes nasceu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, no dia 21 de outubro de 1969, a entidade é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários de diversos setores, seja indústria, serviços, comércio ou sindicato. O foco é conectar, social e profissionalmente, os seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os associados.

Por Fiorella Gomes

Read More

Cindes Jovem encerra mais um Ciclo de Formação de lideranças

Palestrantes, curadores, mentores e integrantes se reuniram ontem (02), para cerimônia de encerramento do Ciclo de Formação de Liderança Cindes Jovem, após os 38 encontros realizados.

Iniciado em fevereiro, o programa de capacitação e formação de lideranças empreendedoras trabalha agendas diferentes da educação tradicional, como resolução de problemas complexos, pensamento crítico e tomada de decisões. Todos os temas organizados em três pilares de conteúdo: Cidadania, Gestão e Autoconhecimento.

Para o presidente da Findes, Leo de Castro, desenvolver lideranças é um dos principais desafios e projetos da Federação. “Além de criar um networking entre jovens empresários, tem todo um projeto de capacitação e difusão de conhecimentos que são fundamentais para uma liderança democrática, atualizada e desapegada das lógicas de poder. Desta forma, elas conseguem contribuir com o todo e com uma forte visão associativista”, explicou.

Segundo o presidente do Cindes Jovem, Renzo Colnago, o objetivo do programa é formar, desenvolver e capacitar jovens lideranças com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios capixaba.

“O Ciclo vem se consolidando como o principal projeto do Cindes Jovem, entrando em seu terceiro ano de operações, focado na formação de lideranças comprometidas com o desenvolvimento do nosso Estado e País. Com uma metodologia participativa e colaborativa, estamos animados para a chamada de associados novos em 2020”, destacou Renzo.

Os encontros aconteciam semanalmente, sempre às segundas-feiras, para trabalhar com ferramentas de aprendizado como: visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações.

Homenagem

Foi dedicada uma homenagem ao presidente da Findes, Leo de Castro e a vice-presidente licenciada do Cindes, Christine Samorini. Os mentores Marcelo Saintive e Guilherme Weichert, também foram reconhecidos pelas contribuições ao Ciclo.

Rede nacional com jovens empreendedores

Entre as principais entregas do Ciclo deste ano, destaca-se a realização do 1º Encontro da Rede Indústria Jovem. Na ocasião, empreendedores representantes das federações dos estados do Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia se reuniram na Findes para compartilhar boas práticas empresariais e associativistas.
O Cindes foi o anfitrião do primeiro encontro. Uma iniciativa de networking inter-federações de indústrias, intercâmbio de projetos e potencialização de uma agenda de trabalho comum.

Veja como foi o Ciclo deste ano

Cenário

A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada no Brasil pela equipe do IBQP com o apoio do SEBRAE, vem revelando o crescimento constante de empreendedores jovens no país. No Relatório GEM 2017, já havia sido constatado que os adultos de 25 a 34 anos eram os mais ativos na criação de novos negócios, seguidos pelos de 18 a 24 anos: 30,5% dos brasileiros de 25 a 34 anos e 20,3% dos jovens entre 18 e 24 anos revelaram-se proprietários de empreendimentos em estágio inicial.

Em 2018, esses números cresceram no caso de brasileiros entre 18 e 24 anos: de 20,3% para 21,2%, o que significa que os mais jovens ultrapassaram em porcentagem os empreendedores iniciais de 25 a 34 anos (que teve uma pequena queda de 0,1%). Tornaram-se, assim, a faixa etária com a maior porcentagem de proprietários de empreendimentos em estágio inicial.

Por outro lado, no caso de empreendimentos já consolidados, os brasileiros de 35 a 64 anos se destacam. No entanto, a fração de jovens adultos que já têm negócios estabelecidos também cresceu. A porcentagem dos brasileiros entre 18 e 24 anos foi de 3,3% para 5,7%, enquanto entre os adultos de 25 a 34 anos esse número passou de 12,5% para 16,1%.

Encerramento Ciclo Cindes Jovem

 

Read More