Leo Carrareto em encontro do Cindes Jovem

Inovação, crises sociais, cooperação internacional e sustentabilidade foram discutidos durante os encontros do Ciclo de Formação Cindes Jovem no módulo “Desafios Globais”. Dentro desses painéis, os participantes da formação foram conduzidos pelos facilitadores a assuntos como a inserção da tecnologia no cotidiano, os desafios da sustentabilidade ambiental-econômica e também o impacto da educação como medida de melhoria no enfrentamento da desigualdade.

Para isso, o Ciclo contou com nomes como Léo Carrareto, Paula Soares Campeão Gubert, Marília Assis, Mariana Maria, Marco Olsen, Andrezza Rosalém, Samuel Franco e Danielle Nascimento. Além disso, todo módulo há um curador, que abre o tema com discussões pertinentes. Desta vez, Marcelo Saintive, economista-chefe da Findes e diretor executivo do Ideies, foi o nome escolhido.

Ao final de cada módulo, uma das ferramentas utilizadas na integração e fortalecimento do conteúdo é a leitura do livro que faça conexão com o tema. O escolhido foi “Abundância: o futuro é melhor do que você imagina”, de Peter Diamands e Steven Kotler. Esse conteúdo é utilizado em uma apresentação realizada por alguns participantes ao demais membros do Ciclo, que entregam uma resenha sobre o livro.

Toda temática do Ciclo é pensada para alcançar o objetivo central do grupo, que é a formação de liderança e desafios globais, indo ao encontro de discussões fundamentais para a sociedade.

Ciclo Cindes Jovem: o que é?

Em seu segundo ano de atuação, o Ciclo de Formação Cindes Jovem une os primeiros participantes de 2018 aos novos integrantes do programa. Este ano, 50 pessoas participam do projeto, que trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica. Além disso, trabalha agendas extras como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião, sempre pautado em três pilares: cidadania, gestão e autoconhecimento. O público-alvo do Ciclo são jovens entre 20 e 35 anos, com espírito empreendedor e que estejam alinhados com os valores do programa.

Pluralidade, livre mercado, democracia, produtividade, liberdade de expressão, ética, colaboração, propriedade privada, atitude, comprometimento, conhecimento e comunicação são os valores em que se pauta o Ciclo de Formação Cindes Jovem. Todos esses pontos serão trabalhados em 2019 dentro de nove módulos e com os temas: educação, criatividade, produtividade, ética e justiça, negociação, vendas, desafios globais, pensamento crítico e pessoas, nessa respectiva ordem. Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as ferramentas: aulas expositivas com especialistas de renome estadual e nacional, palestras, workshops, júri simulado, dinâmica de debate, visita técnica, resenhas e produção de artigos.

Além dos encontros semanais, ao final, há a realização do evento de grande porte do Cindes Jovem, o Repense: Fórum de empreendedorismo e transformação. Nele, acontece a participação dos membros do Ciclo Cindes Jovem.