Encerramento do Ciclo de Formação de Liderança Cindes Jovem de 2019

O número de inscritos para participar do Ciclo de Formação Cindes Jovem 2020 aumentou em 281% em 2020, se compararmos ao ano anterior. Esse é um programa de capacitação e desenvolvimento de jovens empreendedores com idades entre 20 e 35 anos, com o objetivo de formar líderes comprometidos com a indústria capixaba e que tenham potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios.

Previsto para iniciar no dia 2 de março, o ciclo trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, tomada de decisões, diálogo, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: autoconhecimento, gestão e cidadania.

Para o Líder do Ciclo, Jairo Siqueira, o crescimento se deu principalmente pela importância da formação de uma liderança, dentro do ambiente de negócios. “Já se consolida entre o meio empreendedor que uma boa liderança impacta na competitividade dos negócios. Esse fato se conecta a principal missão do Ciclo, que é influenciar a formação de novas lideranças no Estado, e com isso, fortalecer a cadeia produtiva e gerar novos negócios para o Espírito Santo”, explicou.

A proposta do Ciclo é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo.

Durante o ano, são estudados nove módulos. Cada um é composto por uma temática central, explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes.

Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, workshops, júri simulado, rodas de debate, visitas técnicas, resenhas e produção de artigos.

Por Cinthia Pimentel