O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) está em festa nesta terça-feira (21)! A entidade completa 51 anos de atuação no Estado como uma importante ferramenta de formação e transformação de lideranças, e de melhoria do ambiente de negócios.

Conexão está no DNA da entidade, que desempenha um importante papel de indução do empreendedorismo no Estado e articulação com os diversos setores que impulsionam a nossa economia.

Dessa forma, são mais de cinco décadas conectando a indústria com os setores de serviço, comércio ou sindicatos. Os esforços do Cindes estão concentrados em fortalecer desenvolvimento sustentável do Espírito Santo e gerar novos negócios.

“É uma grande alegria comemorar 51 anos de entidade, que já teve muitas personalidades do Espírito Santo e também do Brasil passando por eventos, reuniões e até mesmo presidindo a entidade, sendo parte da diretoria”, comemora o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro.

Nesse contexto, temos o “Conexão Cindes” que trouxe para Vitória palestrantes de renome nacional e internacional para debater os temas mais relevantes e atuais para os industriais capixabas. O projeto já reuniu mais de 2,5 mil participantes que consumiram conteúdos capazes de apoiá-los nas estratégias de suas empresas e tomadas de decisão.

Personalidades e especialistas também passaram pelo “Meeting de Líderes Industriais”, evento anual que conecta empresários e lideranças capixabas e conta com uma programação pensada para promover a discussão de assuntos estratégicos da economia do Estado. O objetivo é ampliar a competitividade das indústrias capixabas e a conquista de novos mercados.

O Cindes também promove o “Encontro da Indústria”, que reúne associados e lideranças da Findes e suas entidades em uma solenidade de homenagens às personalidades industriais que mais se destacaram no período.

Formação de lideranças

Gerar conteúdo, inovar, formar lideranças críticas e empreendedoras compõem o propósito da entidade. Neste sentido, foi criado há 15 anos o Cindes Jovem, que desde então desenvolve um forte papel na formação de jovens lideranças, no fomento à sucessão dentro das empresas e dentro dos sindicatos.

“Hoje, temos o objetivo de ser um guarda-chuva da formação de novas lideranças das entidades que contemplam a Findes, os sindicatos, e também ajudando as empresas a formarem às sucessões por meio do Cindes Jovem, que prepara os jovens para o futuro em sua própria empresa, a empresa da família”, frisou Cassaro.

O Ciclo de Formação de Lideranças é o principal projeto da entidade para a construção de pessoas que possam entregar para a sociedade capixaba – ou seja líderes empreendedores. Quem participa do programa é efetivamente transformado e alçado à posição de relevância na sociedade.

Com o Repense, o Festival de Empreendedorismo, o Cindes traz dias de imersão e conteúdo de valor que instigam empresários, empreendedores, profissionais e estudantes possam pensar sobre as transformações tecnológicas e como tê-las como aliadas.

História

O Cindes nasceu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, no dia 21 de outubro de 1969, a entidade é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários de diversos setores, seja indústria, serviços, comércio ou sindicato. O foco é conectar, social e profissionalmente, os seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os associados.

 

*Por Fiorella Gomes