Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

Repense 2023 traz como tema os 4Cs do empreendedorismo

A edição deste ano será em conjunto com a Confederação Nacional de Jovens Empresários

Está chegando o Repense 2023! Promovido pelo Cindes Jovem, este ano, o programa será executado em conjunto com o 29º Congresso da Conaje – Confederação Nacional de Jovens Empresários, no dia 08 de dezembro, a partir das 8h, no Parque Botânico da Vale, em Vitória. O evento é gratuito e já está com inscrições abertas.

Com o tema ‘Os 4Cs: da colaboração ao empreendedorismo’, a programação será focada na cultura empreendedora, desenvolvimento de novas ideias e incentivo para que projetos saiam do papel, abordando os 4Cs (colaboração, conhecimento, confiança e conexão).

Podem participar jovens empreendedores, lideranças de 18 a 42 anos e universitários. Inscrições abertas e gratuitas!

 

Confira a programação:

 

Arena Conhecimento

08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura

09:30 – Palestra: Sede de Vencer com José Felipe Carneiro (cofundador da Wals Cervejaria e KHappy Kombucha)

10:30 – Mesa redonda: Cases de Capixabas de Sucesso (Painelistas: Léo de Castro (Fibrasa e Nazca), Rogerio Salume (Wine), Rodrigo Miranda (Zaitt e Shipp)

11:30 – Almoço

13:30 – Mesa redonda: Desburocratização (Painelistas: Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e deputado Mazinho dos Anjos

14:00 – Palestra: Potencialidades do ES, com Ricardo Frizera

14:30 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico. (Painelistas: Renata Ferretti, Américo Buaiz

15:00 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico

15:00 – Palestra: A bola não entra por acaso (Case Fortaleza E.C.), com Marcelo Paz

16:00 – Encerramento

 

Tenda Colaboração

10:30 – Workshop: Empreendedorismo (Facilitadora: Mara Stocco)

11:30 – Almoço

13:00 – Workshop: Vendas (Facilitador: Fabio Oliveira)

14:00 – Workshop: Comunicação – Emoção que gera conexão (Facilitadora: Tati Braga)

 

Sobre o Cindes Jovem

O Cindes Jovem é o movimento jovem da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e tem como objetivo formar e desenvolver líderes capazes de impactar o ambiente de negócios capixaba. Em suas diversas frentes de atuação, o Cindes Jovem realiza o Repense, um evento anual de empreendedorismo e inovação.

Por Natália Magalhães
Read More

Conexão Cindes: primeira edição de 2023 aborda a Liderança Horizontal

Evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes, com palestra, mesa redonda e workshop. Saiba como se inscrever!

Já ouvi falar em Liderança Horizontal?

Se a sua é resposta for não ou “já, mas gostaria de saber mais sobre o assunto”, esse momento é seu. A 1ª Edição do Conexão Cindes de 2023 vem com o tema “Liderança Horizontal – Como o engajamento e a Iniciativa podem melhorar os resultados da sua empresa”. O evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes.

As inscrições podem ser feitas no site do Sympla. Para associados Cindes, o evento é gratuito. Para o público geral, a entrada é R$ 25 cada dia.

Conceito super em alta no mundo corporativo, a liderança horizontal é também conhecida como liderança compartilhada, ou seja, aquela que distribui amplamente a responsabilidade de liderança entre as pessoas dentro de uma equipe ou organização.

Assim, a Liderança horizontal e os times autodirigidos podem formar um caminho para um desenvolvimento saudável do ser humano e sua organização numa coexistência saudável. Já que o que é demandado em cima, muitas vezes não é feito desta forma, e o que é necessário e desejado embaixo, nem sempre é ouvido em cima.

Palestra e mesa-redonda

Para debater sobre o assunto, o Cindes convidou Adriaan Bekman, fundador do IMO Internacional – Instituto para o Desenvolvimento Humano e Organizacional. A palestra ocorre no primeiro dia do Conexão Cindes, no dia 08 de fevereiro, às 18h30, no Auditório da Findes.

Após a palestra principal, a programação conta com uma roda de conversa, cujo convidados são: Zilma Bauer, diretora-executiva da Ervas Naturais e presidente do Sindiquímicos; Rafael Barcelos, supervisor de operações da área de Siderurgia da VIX; e Lafayette Duarte, diretor-presidente do Hospital Santa Filomena e consultor IMO. A mediação será feita por Alessandro de Castro, superintendente do IEL-ES.

Workshop

No segundo dia, 09 de fevereiro, às 8h30, será o workshop “As dimensões vertical e horizontal da organização – O novo papel da liderança”. A dinâmica será realizada no Salão da Indústria, na Findes. Um momento lúdico e para colocar em prática todo o conteúdo aprendido no dia anterior. Interessados devem ficar atentos, pois são apenas 40 vagas.

Não perca esses dias aprendizados, inovação e conexões.

* Por Fiorella Gomes

Read More

Encontro Cindes Jovem lança desafio em workshop de sustentabilidade

O workshop de ideias para a digitalização do setor de reciclagem reuniu jovens empreendedores para solucionar problemática do segmento

O Encontro Cindes Jovem desta quarta-feira (15) abordou o tema sustentabilidade no “Workshop de ideias para a digitalização do setor de reciclagem”. O objetivo foi discutir ideias e buscar soluções para os problemas do setor de reciclagem, por meio da metodologia “Design Thinking”.

O evento é uma parceria entre Cindes Jovem e Sim Reciclo, e contou com a participação do presidente do Sim Reciclo e da Ecociência (Associação das Empresas da Cadeia de Reciclagem do ES), Romário Corrêa, e do head de produtividade na Mil Sênior (laboratório de inovação da MedSênior), Thiago Vieira.

A mediação ficou por conta do membro do Cindes Jovem, André Rocha, que explicou as três etapas do workshop: contextualização sobre o setor de reciclagem e design thinking; desenvolvimento das soluções para as problemáticas do setor; e apresentação das ideias.

Romário Corrêa, iniciou a palestra apresentando o Sim Reciclo e o problema do setor. “A destinação adequada dos resíduos é um tema transversal, e isso significa que é um problema que atinge a todos. O Sim Reciclo entende que os consumidores, os recicladores e os geradores têm interesse legal em resolver esse problema ambiental. O Sim Reciclo surge para acolher quem busca resolver a questão da matéria prima pós consumo, que é descartada de forma inadequada. O nosso problema, e que hoje vocês irão tentar solucionar em equipe, é como engajar todos os atores envolvidos no fluxo dos processos da indústria de reciclagem?”, disse Corrêa.

Para colaborar com os jovens empreendedores, Thiago Vieira, head de produtividade na Mil Sênior, explicou como resolver problemas de forma mais dinâmica.

“Atualmente, trabalhamos com algumas metodologias para solucionar os problemas, e uma delas é o Desing Thinking, que surgiu para entendermos o que precisamos mudar daquela produtividade. Com essa metodologia buscamos ações práticas para problemas reais, por meio de um processo interativo. Nós focamos no cliente e não no produto”, disse Vieira.

 

Desafio

Quatro grupos foram formados para solucionar o problema do setor de reciclagem, e utilizaram o desing thinking como metodologia, seguindo três passos: definição do problema, ideação e definição do plano de ação.

Após uma hora e meia, as equipes tiveram cinco minutos para apresentar o plano de ação, definido de forma interativa entre os integrantes do grupo.

“Foi um momento de criatividade e inovação. Foram muitas ideias boas que podem ser desenvolvidas. Por isso, vamos seguir com essas ideias e fazer delas um Mínimo Produto Viável (MVP) e, quem sabe, quando estiverem concluídas, apresentarmos no Repense, um evento promovido pelo Cindes”, disse André Rocha, membro do Cindes Jovem.

Até lá, os grupos irão se reunir e acompanhar o andamento das ideias.

 

Encontro Cindes Jovem

Aberto ao público, o Encontro Cindes Jovem acontece a cada dois meses na sede da Findes, em Vitória. Com foco em temas e pautas importantes para o mundo do empreendedorismo, as reuniões são voltadas para empresários, empreendedores, universitários e profissionais de diversas.

 

O Cindes Jovem

O Cindes Jovem é um programa associativista sem fins lucrativos idealizado pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), com o objetivo formar e desenvolver líderes do futuro de 18 a 35 anos, além de integrar a classe empreendedora capixaba. Criado em 2005, o Cindes Jovem tem como missão fomentar o empreendedorismo nos jovens, por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.

Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários. Dessa forma, os associados passam a conhecer um pouco da trajetória de sucesso das organizações.

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Confira a segunda edição do Informe Societário Cindes/OAB-ES

Está no ar a segunda edição do Informe Societário! Essa é uma publicação quinzenal que tem como objetivo de levar ao setor produtivo capixaba atualização e conhecimento sobreo direito societário. Uma parceria celebrada entre o Cindes e a Comissão de Direito Societário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB-ES).

A nova edição traz as repercussões jurídicas relacionadas ao falecimento de sócios, abordando questões importantes relacionadas à sucessão e à transmissibilidade e liquidação das quotas/ações sociais. Esses temas costumam gerar disputas entre os herdeiros do sócio falecido e os sócios remanescentes. Além de, muitas vezes, causar embaraços ao desenvolvimento da própria atividade empresarial.

Conhecer o assunto e planejar a sucessão, é a melhor forma de prevenir litígios na sua empresa e evitar ameaças ao seu negócio!

Read More

Liderança inspiradora engaja pessoas e impulsiona negócios inovadores

Mercado e negócios atuais precisam de líderes que consigam reconhecer o potencial das pessoas e de suas ideias, e trabalhe para desenvolvê-los

 

Raphael Cassaro, vice-presidente do Cindes

Raphael Cassaro, vice-presidente do Cindes

Especialistas e estudiosos afirmam que compartilhar conhecimento prático está na essência do ser humano. Isso muito se assemelha ao papel do líder atual, que vai além de chefiar, mobilizar ou demonstrar autoridade.  Os negócios e as empresas passam por mutações diárias, e o mercado passa a exigir uma liderança inovadora, com visão e flexível, para agregar e acompanhar as mudanças.

A atuação de novos líderes, engajados, atentos ao mercado e as pessoas impulsionam os negócios, a economia local e contribui para a formação de novas lideranças. O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), entidade que integra a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), é uma ferramenta de formação e transformação de lideranças, e de melhoria do ambiente de negócios no Estado.

São mais de cinco décadas conectando a indústria com os setores de serviço, comércio ou sindicatos, e atuando na preparação e formação de novos líderes, a partir de iniciativa como o Ciclo Cindes Jovem. “Liderança não é só uma liderança interna, para empresas, mas sim uma que faz bem para a sociedade. Os valores, princípios e propósitos fazem parte da construção do líder e é essa formação de líderes que estamos fazendo pelo Cindes”, pontua o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro.

Liderar pelo exemplo

Os aspectos do líder ultrapassam a fronteira de mobilizar outras pessoas e fazer com que caminhem ao encontro de determinada meta ou objetivo. E o foco passar a ser um só: as pessoas. No decorrer da trajetória, um líder deve valorizar, ouvir e entender as pessoas que trabalham ao seu redor.

Para Rogério Salume, vice-presidente do Cindes e fundador da Wine.com.br, top 3 e-commerce de vinhos do mundo

Rogério Salume, vice-presidente do Cindes e fundador da Wine.com.br

Rogério Salume, vice-presidente do Cindes e fundador da Wine.com.br

e o maior Clube de vinhos do mundo, é preciso liderar pelo exemplo.

“Líder não é o que comanda, é o que dá exemplo e faz o que fala. Não é mais ficar sentado só olhando para o computador e esperando que os seus funcionários e liderados resolvam algum problema. Tem que estar no meio das pessoas, tem que entender as pessoas, líder passa a ser um gestor de seres humanos. Tem que gostar de gente, tem que gostar vender e tem que saber correr risco, senão ele não consegue liderar um time, não consegue ser um exemplo para as pessoas”, diz.

Empreendedorismo e liderança

Especialistas abordam o empreendedorismo direcionado para as competências e habilidades do empreendedor e

liderança como sendo a arte da influência. No entanto, para alguns, nem todo empreendedor é um líder, da mesma forma como nem todo líder é um empreendedor, como pontua Tomás Scopel, diretor do Cindes e um dos fundadores do Shipp, plataforma para pedidos em supermercados, farmácias e restaurantes.

“Cada pessoa tem um objetivo. Um profissional autônomo é um empreendedor, sozinho, e não necessariamente ele será uma liderança. Mas, se você pretende construir algo grande, vai precisar contar com um time de pessoas, que irá colaborar junto e que vai precisar de um líder para desenvolver esse trabalho e também estimular as habilidades de todos os envolvidos”, diz.

Tomás fala também da importância de trabalhar com resultados, como estímulo para o time de profissionais. “O líder é aquela pessoa que apresenta resultados, que as pessoas querem estar próximas, que consegue direcionar o time, possui alta capacidade de comunicação e gestão. Dessa forma é possível ter uma liderança na empresa, no negócio, de referência”, pontua.

Pessoas fazem a diferença

Salume destaca como a cultura de valorização do ser humano, o engajamento e a participação dos colaboradores da Wine, mais conhecidos como Wineanos, são os responsáveis pelo sucesso da empresa. “Não existe sucesso sem pessoas felizes, não existe empresa que tem sucesso sem ter um time torcendo e trabalhando para que isso aconteça, com muita paixão, gostando e entendendo o que está fazendo e recebendo feedback positivo e negativo. Tem muita empresa, empresário, empreendedor, que não dá feedback, que não acredita nisso, e é uma das formas mais potentes de poder ajudar as pessoas a crescer. A base do sucesso da Wine são todos os colaboradores que embarcaram no meu sonho”, destaca.

Atento ao mercado, Salume se uniu, recentemente, à ATW Delivery Brands, grupo especializado em operação de delivery que possui mais de 450 unidades distribuídas no país e fora, e atua com duas marcas: N1 Chicken e Gringo Wing’s Planet. Apaixonado pelo que faz e pelos empreendedores e negócios que nascem no Estado, ele promete tornar a ATW maior que a própria Wine.

“Tem muita coisa legal acontecendo no ecossistema inovador capixaba. Quando vejo empreendedores e negócios que já estão disruptando o mercado nacional e começando a impactar o mundial, como é o caso da ATW, eu fico pirado. Estão em uma indústria que está se transformando, do alimento, do comer em casa, do delivery, é o que estamos chamando de Dark Kicthen, com muita tecnologia embarcada. Fui atrás dos meninos, conheci a fundo a história deles, a cultura, a ambição e como em outros momentos, outras pessoas embarcaram nos meus sonhos, embarquei no sonho deles”, revela.

Tomás Scopel, diretor do Cindes e dos fundadores da plataforma Shipp

Tomás Scopel, diretor do Cindes e dos fundadores da plataforma Shipp

Trabalho árduo

Brené Brown, que estuda há vinte anos sobre coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia e é autora de quatro best-sellers do New York Times, pontua em sua obra “A coragem para liderar. Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos” como a liderança com empatia, coragem e ousadia é transformadora. Segundo Brené, quando temos coragem de liderar, não evitamos conversas e situações difíceis; e recorremos à vulnerabilidade porque sabemos que ela é necessária para alcançar bons resultados.

Para Tomás Scopel, como um dos fundadores do Shipp, que conta com 10 mil entregadores cadastrados, esse é o caminho. Ele fala do empenho e dedicação da plataforma, que vai passar a fazer parte do grupo B2W, dona da Americanas.com e da Submarino.

“Gente boa nos negócios e muito trabalho duro. Não existe formula mágica. No fim do dia, o trabalho duro é essencial, diante de desafios, de orçamento limitado, em que é preciso retirar mais do que se tem. Então, é extremamente necessário acreditar, caso contrário, acaba desistindo muito rápido. Tem que se dedicar, acreditar, trabalhar arduamente para fazer acontecer”, reforça.

Líderes do futuro estão aqui

Inovar e formar lideranças e empreendedores que compõem o Cindes. Foi com esse propósito que o Cindes Jovem surgiu, há 15 anos. Desde então, desenvolve um forte papel na formação de jovens lideranças, no fomento à sucessão dentro das empresas e dos sindicatos.

A partir de projetos internos, como Ciclo de Formação de Liderança, a entidade prepara líderes para o futuro. “Cindes tem como principal meio de fazer essa preparação de liderança o Cindes Jovem, um braço do Cindes, que tem vários projetos, como o Ciclo que a anualmente forma cerca de 50 jovens. O Cindes também tem algumas ações de líderes já conhecidos que é promover a interação e troca de ideias e o encontro anual da indústria, ao premiar e reconhecer os principais líderes da indústria”, pontua.

A proposta é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Findes com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo. “Os participantes contam com o Sistema Findes, que é um grande diferencial, pois dá robustez para o Cindes e uma multidisciplinaridade de pessoas, com todo mundo da cadeia interagindo, da indústria ao comércio, serviço, e outros setores, que abrimos a possibilidade de participar”, finaliza Raphael Cassaro.

 

*Por Fernanda Gomes

Read More