Seguindo a visão de futuro do Sistema Findes de “Ser protagonista na transformação da indústria capixaba, contribuindo para posicioná-la entre as três mais produtivas do Brasil até 2030” em março de 2018 foi instalada a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes com o objetivo principal de aprimorar a ambiência de negócios no Espírito Santo. A Câmara está vinculada ao Centro da Indústria Capixaba, Cindes, e segue o modelo da coirmã Ciesp, entidade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp.

Em 2018 realizamos 03 eventos e apoiamos outros 04, que juntos atingiram um público de mais de 500 pessoas. Tanto o evento interno quanto o que recebeu o apoio da Câmara foram oportunidades importantes de divulgação dos serviços disponibilizados e de disseminação da cultura dos métodos adequados de resolução de conflitos. Ainda, no anseio de divulgar a Câmara e difundir a cultura da mediação e arbitragem foram realizadas 59 ações entre reuniões, visitas e atendimentos.

Vale destacar a apresentação da Câmara nas Regionais do Sistema Findes, no interior do Estado, e as reuniões com o Jurídico de grandes empresas. Houve participação do Presidente e/ou Secretária-geral em 9 eventos em 2018 e em todos eles a Câmara foi mencionada e sempre que oportunizado esclarecimentos quanto o funcionamento desta foram prestados. Daniel Jacob, membro do Conselho Superior da Câmara, foi homenageado no Encontro da Indústria, oportunidade em que a importância e o papel da Câmara foram expostos para os presentes no evento (cerca de 500 pessoas). Divulgamos três números da nossa newsletter

Por fim, importante mencionar a associação da Câmara ao Conima, Conselho Nacional das Entidades de Mediação e Arbitragem, um selo de qualidade da Câmara.

Em 2019 seguiremos na mesma direção!