2019, sob o ponto de vista da atividade econômica, pode ser encarado como um ano difícil. Três pontos contribuem para isso: contração do PIB e dos investimentos públicos, além do mercado de trabalho ainda fraco.

Outra marca foi o início de ano conflituoso. O novo governo, ainda sem rumo definido, havia afetado o humor de empresários e consumidores, cujas consequências refletiam na queda dos índices de confiança.

Passada a turbulência eleitoral e a lua de mel entre Executivo, Congresso e população, não contávamos com bons ventos. A máxima “depois da tempestade vem a bonança” caíra como uma luva no quadro político.

Os bons ventos vieram a partir de um Congresso com perspectivas mais reformistas, a subsequente queda da inflação e o cenário de corte de juros do FED, o banco central americano. Afastou-se também o risco de nova retração do PIB brasileiro ou sua estagnação.

A economia tem entrado nos trilhos. Segundo o último Boletim Focus (04/11) aumentou a chance de as projeções de crescimento do PIB – na casa de 2% em 2020 – não frustrarem novamente. O gatilho principal é o possível aumento da potência do corte de juros do Banco Central para estimular a demanda.

Por ora, colhemos os frutos do corte de juros entre 2016 e 2018. A nova rodada de redução de juros do BC ainda vai se materializar, reforçando a perspectiva de volta cíclica da economia.

Em paralelo, as concessões de infraestrutura e os leilões do pré-sal vão, lentamente, mudar a dinâmica desses setores, que se preparam para aumentar seus investimentos.

A recuperação está, pois, em seu estágio inicial. As dúvidas ficam para sua velocidade e extensão. No entanto, é perceptível a mudança dos ventos na economia.

 

Luiz Alberto Caser

 

 

Palavras-chave: recuperação econômica

Descrição: De um início de ano difícil, o novo governo, pela perspectiva da economia brasileira, começa a se consolidar diante de uma agenda reformista e com um Congresso também de caráter reformista.

Referências

https://valor.globo.com/opiniao/noticia/2019/11/06/pacote-de-reformas-faz-cerco-a-irresponsabilidade-fiscal.ghtml

https://www.dahliacapital.com.br/carta-da-equipe-de-gestao-out19