Na próxima terça-feira (02), empresários capixabas se reúnem para conhecerem o pacote das Novas Medidas Contra a Corrupção, desenvolvido pela Transparência Internacional. Formado por 70 propostas legislativas (projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções), o documento já é considerado o maior pacote anticorrupção do mundo.
O diretor executivo da Transparência Internacional (TI), Bruno Brandão, explica que falta um debate propositivo sobre corrupção no Brasil, que olhe para as raízes do problema. “A agenda de medidas reuniu mais de 200 especialistas para formatar um pacote com 70 medidas contra a corrupção. O projeto aprofunda, amplia e revisa criticamente a discussão lançada pelas Dez Medidas Contra a Corrupção, com propostas principalmente para o Legislativo, mas que também contempla medidas a serem implementadas pelo Executivo”, ressalta.
Entre as medidas estão a criação de projetos de desburocratização do Estado, normas de transparência e democracia partidária, a redução do foro privilegiado, ficha limpa para servidores públicos, teto para doação e para o autofinanciamento de campanhas, uma política de dados abertos, e outras.
O tema é oportuno para o atual cenário que vivemos, nas vésperas da eleição, e poderá aproximar a sociedade de uma discussão fundamental, segundo Brandão. “A luta contra a corrupção é uma luta pela justiça social, por direitos e por paz. É um problema que afeta todas as áreas de desenvolvimento do país, por se tratar de uma questão transversal”, destaca.
O evento que está sendo realizado em parceria com a ArcelorMittal Tubarão é aberto ao público, com entrada franca, e será realizado no auditório do Sistema Findes, em Vitória. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://bit.ly/conexaocindesoutubro.
Sobre o palestrante
Bruno Brandão é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Gestão Pública pela Universidade de York e em Relações Internacionais pelo Instituto Barcelona de Estudos Internacionais. Atua na Transparência internacional desde 2010, com experiência na Alemanha, México e, desde 2016, Brasil. É diretor-executivo da TI Brasil.
A Transparência Internacional está no Brasil com uma equipe de profissionais brasileiros que atua em colaboração com o Secretariado em Berlim e os demais países onde a organização está presente. Desde 2016, a organização possui no Brasil uma estrutura própria formada por uma equipe executiva e um Conselho Deliberativo.
Conexão Cindes
Data: 02 de setembro de 2018
Horário: 18h30
Local: Auditório da Findes – 9º andar
Inscrições: http://bit.ly/conexaocindesoutubro
Por Cinthia Pimentel