Luis Soares Cordeiro é o convidado do Encontro Cindes Jovem de agosto

O próximo Encontro Cindes Jovem já tem data certa: é no dia 20 de agosto, às 18h, na Findes e o tema será “Indústria”. A mesa de debates conta com a presença de Luis Soares Cordeiro, fundador e presidente da Estel Máquinas e Serviços Industriais Ltda, e fundador e presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil.

E essa edição, que promete ser cheia de empreendedorismo, será especial para o Cindes Jovem, que será o anfitrião do primeiro encontro da Rede Indústria Jovem. Uma iniciativa de networking inter-federações de indústrias, intercâmbio de projetos e potencialização de uma agenda de trabalho comum.

Já confirmaram presença jovens empreendedores representantes das federações dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

As inscrições podem ser feitas acessando o link http://bit.ly/2YSasjz, com preços de R$ 15 antecipado e R$ 35 o segundo lote. Nas duas opções há o adicional de taxas. E para não perder o costume, o Encontro contará com um coffebreak colaborativo, com produtos dos apoiadores e Happy Hour com Chopp Artesanal Kingbier.

Confira como foi o último ciclo

O mercado de franquias está em crescimento no Brasil, superando expectativas e recuos ocorridos com a crise econômica em 2017. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção de aumento de faturamento para 2019 é de cerca de 10%. Esse panorama foi discutido e analisado no encontro do Cindes Jovem em roda de debate sobre “Franquias”, com participação de Juliana Tessarolo, com o case Green Station; Duar Pignaton, franqueado de algumas unidades nacionais no Espírito Santo; Leandro Freitas, da Borracharia do Leandro e Cristina Pascoli, do Café Caramello. A palestra principal foi ministrada por Karla Venâncio, consultora especialista no assunto, com atuação na reestruturação de franquias nacionais como China In Box, Todeschini e O Boticário.

O encontro foi marcado pela interação e compartilhamento de experiências entre a palestrante, os integrantes da roda de debates e os mais de 100 participantes presentes.

Em sua palestra, Karla enfatizou que é preciso ter organização, tanto para quem quer abrir quanto para quem pensa em adquirir esse tipo de negócio. “Abrir uma franquia requer muita disciplina. Já para quem deseja ser um franqueado é preciso ter em mente que a rotina fará parte do negócio, pois tudo é feito dentro de um modelo que deu certo e deve ser seguido à risca”, revela.

Venâncio mostrou em números o crescimento de franquias ao passar do tempo e ainda deu algumas dicas para os interessados no assunto:

* Maiores erros

– Desconhecimento do sistema de franquias;

– Avaliação financeira equivocada;

– Falta de capital de giro;

– Marca não é tudo;

– Ponto comercial ruim;

– Perfil inadequado;

– Administração à distância;

– Misturar CNPJ com CPF.

* Dicas para ter sucesso

– Perfil do gestor de franquias;

– Escolha bem sua franquia;

– Barganhe com marcas novas;

– Não minta na ficha cadastral;

– Atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia);

– Fale com franqueados e ex-franqueados;

– O contrato poderá ter cláusulas “vitalícias”.

* Com informações de Polânia Sôares