Ray Chalub, diretor do Banco Inter, Cristhine Samorini, 1ª vice-presidente do Cindes e Leo de Castro, presidente do Sistema Findes

“Enfrentar longas filas em bancos, gastar horas aguardando o pagamento de boletos em agências, ir a uma instituição financeira abrir uma conta e esquecer o documento. Perder minutos preciosos no telefone com o gerente do banco. O brasileiro já se acostumou à rotina enfrentada, diariamente, nos bancos comerciais do país. No entanto, a instantaneidade e a busca pela praticidade abriram o mercado para as fintechs, startups financeiros que adotam novas tecnologias, na palma da mão, para mudar a vida de consumidores e investidores”, foi com essa explicação que o diretor de Conta Digital e Meios de Pagamento do Banco Inter, Ray Chalub abriu a primeira edição do Conexão Cindes de 2019, no auditório da Findes, ontem (21).

Segundo Chalub, as fintechs são iniciativas positivas do ambiente de negócios. Basicamente, são startups que envolvem tecnologia e finanças, com o objetivo de desburocratizar ou aumentar a acessibilidade a recursos financeiros.

Com ofertas de serviços bem próximos aos dos bancos tradicionais, porém com custos menores para clientes e fornecedores, as fintechs tem a tecnologia como parte da sua natureza, com ênfase em inovação, sendo mais ágeis, menos burocráticas e oferecendo aplicações mais eficientes.

Pulverizadas em várias áreas do mercado financeiro, as startups do mundo fincanceiro oferecem serviços em investimentos, empréstimos, negociação de dívidas, pagamentos, gerenciamento financeiro, câmbio, seguros, inclusão financeira, soluções para PME, Equity Financing, eficiência financeira, Cryptocurrency & Blockchain, Crowdfunding e Consumer Banking.

Na visão de Chalub, o avanço das fintechs no mercado já redesenha o cenário financeiro do país. “As fintechs criam valor por meio da exploração de tecnologia para gerar produtos e serviços inovadores na área de finanças. Apoiando-se em imperfeições e ineficiências de mercado, propiciando a oferta de produtos e serviços bancários extremamente competitivos, que podem atingir inclusive empresários, atendendo a todas as necessidades de um negócio”, pontuou.

Confira a entrevista exclusiva concedida por Ray Chalub ao Sistema Findes

– O que são as fintechs e como elas estão revolucionando o mercado financeiro?

 

– Quais as principais vantagens deste modelo de banco, se comparado aos tradicionais?

 

– E para os empresários, como os bancos digitais podem se tornar opções para os seus negócios?

 

Por Cinthia Pimentel