Nesta segunda-feira (21), o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) celebra 50 anos de grandes contribuições para o Estado. Conectar o setor empresarial às melhores oportunidades do mercado é o que nos move!

Indústria, serviço, comércio ou sindicato. Todos fazem parte da nossa missão de integrar os setores empresariais visando o fortalecimento e a geração de novos negócios. O propósito é promover um ambiente de integração setorial para fortalecer o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

Há 50 anos, o Cindes estimula a conexão entre a indústria e os demais setores da economia estadual. Promover o encontro do empresariado capixaba e auxiliar no desenvolvimento de empreendedores para o futuro são alguns dos objetivos da entidade, que também busca se posicionar politicamente em diversos projetos voltados para a indústria local. 

Ao longo de cinco décadas, muito trabalho foi feito para construção de ambientes de melhorias de negócios, principalmente por meio da Câmara de Conciliação e Arbitragem, do Conexão Cindes e Cindes Jovem, que busca fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas a fim de formar novos líderes e gestores para influir no desenvolvimento sustentável do Estado. O Ciclo de Formação do Cindes Jovem e o Repense são algumas das ações promovidas pelo Cindes Jovem.

Em seu ano de estreia, o Repense estimulou cerca de 300 participantes a parar para pensar sobre o futuro das profissões e as transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho. A edição de 2019 acontecerá no dia 22 de novembro. O Conexão Cindes já reuniu mais de 2,5 mil participantes em debates sobre diversos temas pautados de acordo com o cenário econômico atual e conduzidos por personalidades experientes e de renome nacional.

No Contando Histórias, grandes personalidades de nosso Estado compartilham com o público as suas experiências e trajetória de vida, principalmente, sobre o começo da industrialização do Espírito Santo. Iniciado em 2010, o projeto já realizou três edições do evento com alguns dos maiores nomes do universo empresarial capixaba. Os encontros renderam a publicação de livros com as histórias contadas nos encontros.

Enquanto o “Meeting de Líderes Industriais” aproximou centenas de empresários e lideranças capixabas a fim de discutir assuntos estratégicos da economia do Estado, como forma de ampliar a competitividade das nossas indústrias e a conquista de novos mercados. Essas são algumas ações promovidas pelo Cindes neste meio século.

Como marco dos 50 anos, o Cindes vai realizar uma comemoração especial durante o Encontro da Indústria. O evento reúne, anualmente, lideranças do Sistema Findes em uma solenidade para entrega das medalhas de Mérito Industrial, Sindical, Empreendedor e este ano também a Ordem do Mérito Industrial da CNI em homenagem a líderes e personalidades pela contribuição com a indústria capixaba.

 

História

O Cindes nasceu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, no dia 21 de outubro de 1969, a entidade é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários de diversos setores, seja indústria, serviços, comércio ou sindicato. O foco é conectar, social e profissionalmente, os seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os associados.


Conheça os benefícios de ser associado Cindes e faça já o seu cadastro! Acesse: cindes.com.br 

 

Por Thaíssa Dilly.