As inscrições para o processo seletivo do Ciclo de Formação Cindes Jovem 2020 começam nesta terça-feira (17). Esse é um programa de capacitação e desenvolvimento de jovens empreendedores com idades entre 20 e 35 anos, com o objetivo de formar líderes comprometidos com a indústria capixaba e que tenham potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios.

O ciclo trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, tomada de decisões, diálogo, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: autoconhecimento, gestão e cidadania.

A proposta é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo.

Durante o ano, são estudados nove módulos. Cada um é composto por uma temática central, explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes.

Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, workshops, júri simulado, rodas de debate, visitas técnicas, resenhas e produção de artigos.

Interessados em participar do programa de formação e capacitação de lideranças devem se cadastrar via formulário no site do Cindes.

Será um processo seletivo com entrevista. As entrevistas e seleção serão realizadas no mês de janeiro, enquanto as aulas estão previstas para iniciarem em 02 de março de 2020. Em fevereiro será divulgada a lista de selecionados para participar do Ciclo de Formação Cindes Jovem.

Etapas

O processo seletivo do Ciclo é anual. Já o programa de capacitação possui a duração de 11 meses. Podem participar jovens entre 20 e 35 anos, que esteja: matriculado em um curso superior, ou que tenha posição de sócio ou dirigente de uma empresa, ou esteja na linha de sucessão de empresa, ou ocupe um cargo de relevância em órgão público.

Outro ponto importante para se destacar é estar alinhado aos valores do programa. É desejável que o candidato à vaga seja participante ou esteja vinculado a entidade de movimento jovem empreendedor capixaba.

Encerramento Ciclo 2019

Após 38 encontros durante o ano de 2019, no último dia 02, foi realizada a cerimônia de encerramento do Ciclo de Formação Cindes Jovem. O evento contou com a presença de palestrantes, curadores, mentores e integrantes do programa de formação de jovens lideranças.

A noite também foi de homenagens, concedidas ao presidente da Findes, Léo de Castro e a vice-presidente licenciada do Cindes, Cristhine Samorini. Os mentores Marcelo Saintive e Guilherme Weichert, também foram reconhecidos pelas contribuições ao Ciclo.

Entre as principais entregas do Ciclo deste ano está a realização do 1º Encontro da Rede Indústria Jovem, ocorrido na Findes, que reuniu empreendedores representantes das federações do Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia para compartilhar boas práticas empresariais e associativistas.

Os detalhes você confere clicando aqui.

Saiba Mais

Processo Seletivo Ciclo de Formação Cindes Jovem

Inscrições: http://bit.ly/CicloCindesJovem2020
Entrevistas e seleção: janeiro
Lista de selecionados: fevereiro
Início da próxima turma: 02 de março de 2020

Por Fiorella Gomes