O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) comemora 49 anos de história neste domingo (21). A entidade é responsável por integrar os setores empresariais visando o fortalecimento e a geração de novos negócios. Entre as frentes de trabalho, destacam-se o Conexão Cindes e a busca por benefícios para os associados.

“O Cindes é nosso ponto de integração com os demais setores da economia capixaba, sempre promovendo debates e encontros que beneficiam o desenvolvimento do Estado. No último ano, a criação do Conexão Cindes, evento que trouxe especialistas de diferentes áreas para discutir temas relevantes para o setor produtivo, e o lançamento da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes mostram nosso esforço para a criação de um ambiente de negócios mais seguro para quem planeja empreender no Espírito Santo”, salientou Léo de Castro, presidente do Sistema Findes e Cindes.

O Encontro da Indústria é uma das principais ações do Cindes. O evento é anualmente promovido pela entidade e reúne associados e lideranças do Sistema Findes em uma solenidade de homenagens às personalidades industriais que mais se destacaram no período. Neste ano, o encontro será realizado no dia 29 em novembro.

A vice-presidente do Cindes, Cristhine Samorini, destacou a importância da atuação da entidade no Estado. “O Cindes tem o potencial de gerar negócios não apenas na indústria. Nossa função principal é atuar em todos os setores produtivos, ou seja, trabalhamos de forma transversal em toda a cadeia de produção (indústria, serviços, comércio, agronegócio). Nós fazemos essa conexão entre todos os setores e a indústria”, disse.

Todo mês o Cindes também promove um debate com conteúdo de qualidade pelas mãos de personalidades experientes e de renome nacional. O Conexão Cindes abre oportunidade para realização de um debate com conteúdo de qualidade, com temas pautados de acordo com o cenário econômico atual e conduzido por personalidades experientes e de renome nacional.

O evento já realizou sete edições com a participação de 1.500 pessoas e recebeu especialistas como Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos, Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), entre outras personalidades. Já no Contando Histórias são convidadas personalidades de nosso Estado para compartilhar suas experiências de vida.

O Cindes ainda oferece capacitação e suporte para novos empresários, como o Cindes Jovem. O Ciclo de Formação Cindes Jovem promove encontros semanais com diversos temas em debate. Cinco módulos e 21 encontros já foram realizados. Ao fim de 2018 terão sido realizados 40 eventos com participação média de 15 empresários e futuros empresários.

 

Novidade

Falar sobre o futuro das profissões e as transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho é a proposta do Fórum Repense, um festival de empreendedorismo que visa estimular o participante a parar para pensar sobre as transformações tecnológicas e profissionais que estamos vivendo e como ter essas transformações como aliada. O evento ocorrerá no dia 09 de novembro, das 8h às 20 horas, no Edifício Findes, em Vitória.

O Repense foi preparado pelo IEL-ES e Cindes Jovem para ser um Festival de Empreendedorismo. A palestra principal trará o Technology Strategist da Microsoft, Marcelo Piassarolo, para falar sobre o futuro das profissões e o mercado de trabalho com a palestra “Futurismo: As novas tecnologias e o seu emprego em cheque”. As inscrições já estão abertas! 

O objetivo principal do Repense é aliar ideias à prática, trazendo aprendizados e metodologias de execução modernas, testadas pelas mãos de quem foi lá e fez, ou seja, colocar a “mão na massa”. O evento terá como encerramento um Meetup que trará um bate papo descontraído – no formato de Happy Hour – com Rodrigo Miranda Zaitt, fundador da Zaitt e CEO da Shipp Delivery.

Câmara

Por meio da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, o Cindes coloca à disposição da sociedade capixaba uma alternativa diferenciada de resolver conflitos empresariais de forma rápida e sigilosa, por meio da mediação e/ou arbitragem. A Câmara conta com um Conselho Superior que tem representantes de federações patronais e especialistas tanto na área quanto de instituições de ensino.
“A Câmara coloca o Espírito Santo no cenário nacional no que diz respeito a formas adequadas de resolução de conflitos. Muito comum em outras regiões do Brasil, por meio da mediação e/ou arbitragem, as partes podem resolver seus conflitos de forma rápida, sigilosa e com bastante autonomia” ressaltou Luiz Cláudio Allemand, presidente da Câmara Cindes/Findes de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

É importante destacar que a Câmara não é exclusiva da indústria e que não sofre qualquer ingerência do Sistema Findes uma vez que quem decide a demanda é o mediador ou o árbitro contratado pelas partes.
“A Câmara de Mediação e Arbitragem Cindes/Findes segue a política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de fomentar os meios adequados de resolução de conflitos. Estamos diante de um projeto de mudança de cultura, bem como de relevância para o desenvolvimento e melhoria do ambiente de negócios no nosso Estado” disse Allemand.

Desde que foi implementada, a Câmara já realizou mais de 20 reuniões no sentido de apresentar a Câmara e seu trabalho para entidades, empresas e instituições públicas. A Câmara também trabalha para capacitar advogados e profissionais que queiram atuar na mediação e arbitragem para resolução de questões empresariais. Neste sentido, desde abril, já foram realizados cinco eventos entre workshop, palestras, seminários e curso prático, atraindo cerca de 350 pessoas.

Cindes Jovem

O Núcleo Jovem do Cindes forma e desenvolve líderes do futuro e fomenta o empreendedorismo nos jovens por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.
“Já se vão quase oito anos que participo do Cindes Jovem. Comecei indo às reuniões mensais quando logo notei a oportunidade de aprendizado. O Cindes e o Cindes Jovem são uma escola. Um aprendizado que não encontramos em outro lugar. Além de aprendizado, nos relacionamos com empresários respeitados, lideranças industriais e temos a oportunidade de desenvolver projetos de conteúdo que impactam nosso ambiente de negócios positivamente”, ressaltou Renzo Oliveira Santos Colnago, presidente do Cindes Jovem.

O programa tem o objetivo de estimular o espírito de liderança em jovens de 18 a 35 anos. Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários.
“Nessa gestão, tivemos a oportunidade de dar início ao nosso Ciclo de Formação, com encontros semanais, ferramentas diversificadas de aprendizado com temas importantes à formação de jovens empresários e líderes engajados com o desenvolvimento de nosso Estado”, contou.

“É com muito orgulho que acompanho de perto a atuação do Cindes, como parte da diretoria. A entidade é estratégica para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, uma vez que promove há quase 50 anos o encontro de ideias e a troca de experiências da classe empresarial. Além disso, tem um papel importante no fomento ao empreendedorismo nos jovens capixabas. E para nós, da FAESA, que representamos o segmento da educação superior, esse é um dos caminhos para alcançarmos a inovação e o desenvolvimento sustentável”, contou Alexandre Nunes Theodoro, diretor do Cindes e reitor da Faesa – Centro Universitário Espírito-santense.

“Mais do que fortalecer a indústria do Espírito Santo, o Cindes possibilita uma conexão ampla e direta entre diversos setores que movimentam a economia local, promovendo o desenvolvimento e a integração de diferentes áreas. Atuando de forma contínua junto a seus associados, a entidade analisa o cenário mundial, a influência do mercado internacional e seus impactos na nossa economia, contribuindo para apoiar em direcionamentos para os negócios locais.  Para o futuro, buscamos continuar conectando pessoas de diferentes áreas de atuação, a fim de aperfeiçoar as ações locais e potencializar a economia do nosso Estado”, destacou Eduarda Buaiz, diretora do Cindes e CEO do Grupo Buaiz.

“Acredito que é importante destacar a essência do Cindes. Ou seja, uma espécie de núcleo que agrega representantes de atividades diversas, provocando um alinhamento nas relações e nos interesses do setor produtivo. Trabalhamos para aproximar os empresários e empresas não associadas ao Sistema Findes. Entre as expectativas para o futuro, estão: que ela seja mais próxima e mais participativa das outras entidades representativas do setor produtivo; que seja o elo e interface dos interesses da indústria que a meu ver são de todos os segmentos; e que tenha atração de benefícios e conteúdos com pauta cada vez mais necessárias à gestão, tecnologia e inovação”, relatou Djalma Malta, diretor do Cindes e diretor do Grupo Dikma.

Conheça algumas das vantagens de ser sócio do Cindes

Empresários do Cindes podem ter seu sucessor capacitado por meio do Ciclo de Formação Cindes Jovem, onde os participantes têm a oportunidade de frequentar visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. O objetivo é preparar os futuros empreendedores para os desafios do mercado capixaba.

Sócios do Cindes possuem benefícios exclusivos com cartões Comprocard, como a isenção da taxa de administração, rapidez no aporte de valores e atendimento personalizado à equipe de recursos humanos da empresa.

O Cindes oferece às indústrias associadas vantagens na contratação de planos de saúde da Samp, empresa que atua na área de Assistência Médica. Por meio da parceria, é possível obter preço diferenciado, além de facilidade na negociação de adesão.

Os associados Cindes agora contam com a parceria do V1, um serviço de transporte executivo por aplicativo. O objetivo da mais nova parceria é oferecer aos empresários associados uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade, além de 15% de descontos em qualquer viagem.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) oferece tabela diferenciada de preços na certificação digital para associados ao Cindes. Por meio de nossa parceria também é possível solicitar atendimento in company.

Maior representatividade para a sua empresa, integração com a indústria e acesso aos serviços e qualificações do Sistema com condições especiais de associado, como descontos nos serviços do Sesi ES e cursos no Senai ES e IEL-ES.

É a ferramenta pela qual os associados ampliam sua participação no mercado capixaba. São promovidas rodadas de negócios, captação de novos clientes, desenvolvimento de fornecedores, e construção de parcerias comerciais estratégicas. Nos encontros, workshops e reuniões, o network e o intercâmbio de experiências e cases empresariais são amplamente estimulados, promovendo uma rede fortalecida e representativa entre os industriais capixabas.

Agora associados do Cindes também podem aproveitar os descontos exclusivos do Programa Lazer & Cultura. É um programa corporativo de benefícios empresariais, que possui uma rede de aproximadamente 200 empresas parceiras com conteúdo de qualidade de vida e sorteios exclusivos. O foco são descontos de até 30% nas áreas de Educação, Bem Estar, Esporte, Entretenimento e Produtos e Serviços com vantagens e movimentos pela qualidade de vida.

A Unimar oferece planos especiais para a contratação de seguros (vida, saúde, odontologia). A parceria também oferece benefícios para atendimento em medicina do trabalho, gestão esportiva, convênio Medcard (acesso a clínica com preço mais acessível), seguros de automóvel, entre outros benefícios. Além disso, oferece a Estação de Saúde para acompanhamento da saúde do trabalhador para diminuir custos para empresa.

A operadora de viagens Click Mundi oferece pacotes de turismo com descontos especiais.

*A mensalidade para se tornar sócio do Cindes é R$50,00.