Cindes Jovem abre inscrições para o Ciclo de Formação de Liderança 2025

O programa busca capacitar líderes influentes que impactem o mercado capixaba. As inscrições vão até o dia 12 de novembro

O Cindes Jovem está de portas abertas para receber os jovens que desejam se tornar as lideranças do amanhã e impactar o mercado. As inscrições já estão abertas para o Ciclo de Formação de Liderança 2025: até o dia 12 de novembro, e os jovens de 18 a 42 anos poderão se candidatar para fazer do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas aqui.

A formação tem duração de 3 anos e busca capacitar líderes influentes, dotados de ferramentas técnicas e soft skills para transformar o mercado capixaba. A jornada de formação de lideranças trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica e é dividida em três ciclos: 1 – Liderar é servir; 2 – Liderar é assumir compromissos; e 3 – Liderar é ocupar espaços.

Além disso, o programa oferece capacitação e desenvolvimento para jovens empreendedores, com foco em formar líderes comprometidos com a indústria, englobando competências além da formação acadêmica como:

  • Empreendedorismo de impacto;
  • Tomada de decisões;
  • Diálogo e Comunicação Assertiva;
  • Formação de opinião;
  • Pensamento crítico;
  • Resolução de problemas complexos;
  • Política e ideologia;
  • Entre outros.

Todos as competências são trabalhadas e aprimoradas com base em três pilares fundamentais: autoconhecimento, gestão e cidadania. Além da jornada de conhecimento, os membros do ciclo poderão contar com uma rede networking, para conhecerem seus futuros parceiros no mercado.

A presidente do Cindes Jovem, Larissa Calegario, reforça o papel da instituição na formação de novos líderes para o mercado, destacando os diferenciais do programa. “Por meio do ciclo, o Cindes Jovem forma líderes capazes de impactar o ambiente de negócios capixaba e nacional. Um ambiente de muito conhecimento e networking, pautado em cidadania, gestão e autoconhecimento, o Ciclo de Formação de lideranças tem se mostrado uma ferramenta para moldar os jovens a ocuparem espaços, seja em suas empresas, como na sociedade”.

As entrevistas ocorrerão em dezembro, nos dias 03, 04 e 05, e a lista de selecionados já estará disponível em janeiro de 2025.

Cronograma:

  • 23/10/2024 a 12/11/2024 – Inscrições
  • 13/11/2024 – Reunião on-line para mais esclarecimentos sobre o Cindes Jovem (não eliminatória)
  • 13/11/2024 a 26/11/2024 – Formulário de qualificação e análise do perfil
  • 03, 04 e 05/12/2025 – Entrevistas (Etapa presencial de entrevista acontecerá na Findes em Vitória, para o polo de Vitória, e no Senai em Cachoeiro, para o polo de Cachoeiro)
  • 10/12/2024 – Comunicação individual de aprovação
  • 11/12/2024 a 10/12/2025 – Pagamento da primeira mensalidade
  • 06/01/2025 – Divulgação oficial dos resultados

* Com informações de Victor Mattedi

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Informe Societário – 2ª edição: proposta de mudanças no Código Civil e seus impactos nos negócios

A segunda edição do Informe Societário, lançada neste mês de agosto, aborda um tema crucial para o mundo dos negócios, sobretudo empresas familiares: a proposta de reforma do Código Civil e seus impactos na sucessão empresarial. Com mudanças que podem alterar a posição do cônjuge como herdeiro, o informativo é uma leitura essencial para quem deseja manter seu negócio seguro e preparado para o futuro.

#Spoiler

Entre outros pontos, a reforma do Código Civil propõe que o cônjuge herde apenas na ausência de descendentes ou ascendentes, o que coloca em risco a proteção patrimonial da família sem um planejamento sucessório adequado.

O Informe Societário traz para seus leitores as ferramentas que podem garantir a continuidade dos negócios e impedir conflitos familiares, além da instabilidade na gestão das empresas.

Sobre o Informe Societário

O Informe Societário é uma parceria entre o Cindes e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão de Direito Societário e da Comissão de Direito Empresarial. A publicação é mensal e visa a esclarecer e a disseminar informações sobre temas jurídicos que impactam diretamente o setor industrial e empresarial. Em um formato mais dinâmico e visual das informações.

Assim, o novo informativo apresenta-se como uma ferramenta importante para manter os empresários atualizados sobre as nuances legais e as mudanças no panorama jurídico que podem afetar as operações e estratégias comerciais das empresas. Você empresário pode receber o Informe Societário diretamente no seu e-mail, cadastrando-se aqui.

 

* Por Fiorella Gomes

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Repense 2024 aborda os desafios de gestão de pessoas em tempos de I.A

O evento é uma iniciativa do Cindes, idealizado pelo núcleo Cindes Jovem, que promove a formação de novas lideranças no Espírito Santo

Em um mundo em constante evolução, no qual a inovação tecnológica redefine os padrões de negócios, a gestão de pessoas ganha um novo protagonismo. E é com esse olhar que o Cindes, por meio do Cindes Jovem, realiza mais uma edição do festival de empreendedorismo: o Repense. É no dia 05 de setembro, a partir das 13h, no Edifício Findes, em Vitória.

O encontro é destinado a empresários, empreendedores e profissionais interessados em explorar as transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) e outras inovações, por meio do tema “Gestão de Pessoas em Tempos de Inovação e I.A”.

As inscrições estão abertas.

“Nesta nova edição do Repense, o Cindes Jovem traz uma abordagem voltada principalmente para o avanço da tecnologia e o uso da I.A na gestão de pessoas. Convido os profissionais e empreendedores para participarem e se inserirem num ambiente fomentado pelo Cindes, voltado ao compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de jovens lideranças e troca de ricas experiências”, afirma a vice-presidente do Cindes, Sandra Kwak.

Realizado desde 2018, com uma pausa durante a pandemia de Covid-19, o Repense se consolidou como um espaço para discussões profundas e troca de experiências. Assim, a edição deste ano promete ser uma grande imersão sobre como a tecnologia pode ser uma aliada nas execuções dos trabalhos e na construção de um futuro sustentável.

“O Repense traz a temática da gestão de pessoas, para que possamos repensar em como a inovação e a inteligência artificial podem ajudar as empresas na gestão deste importante ativo que é o capital humano. A inteligência artificial é uma ameaça ou uma oportunidade na gestão de pessoas? Neste sentido, convidamos os empresários a “repensar” conosco, numa tarde com muito conteúdo e repleta de oportunidades”, pontua a presidente do Cindes Jovem, Larissa Calegario.

Imagens do Repense edição 2023

Programação

 

O Edifício Findes, localizado na Reta da Penha, em Vitória, será o palco desse grande festival, que traz palestras, painéis e oficinas em sua programação, distribuídas pelo novo Salão da Indústria, Arena Fabio Brasileiro e o Plenário.

Entre os destaques da programação, estão a palestra “Gestão de Pessoas”, conduzida pela CEO do Grupo KATO Soluções Empresariais, Roberta Kato; e a palestra “Desafios e Oportunidades da I.A no Brasil”, do diretor de Inovação, Programas & Experiências da FIAP e da Alura para Empresas, Guilherme Pereira.

Além disso, os participantes vão assistir ao painel “Inovação e Liderança no Ecossistema Capixaba”, mediado pelo gerente executivo de Tecnologia e Inovação da Findes, Naldo Dantas, com participação de líderes empresariais locais. A palestra de encerramento fica a cargo da sócia e diretora de Eventos e Parcerias no G4 Educação, Marcela Zaidem, com o tema “Gestão de Pessoas em Tempos de I.A”.

O Repense também contará com diversas oficinas que abordarão o uso da IA em áreas como recrutamento, captação de clientes e criação de conteúdo, proporcionando um espaço prático para aplicar o conhecimento discutido ao longo do dia.

Espaço para networking e integração entre profissionais, o evento oferecerá também um happy hour, que será realizado no Findeslab.

Os ingressos estão R$ 80, garantindo a participação nas palestras e uma oficina.

* Por Fiorella Gomes

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Cindes e OAB/ES criam canal de informação sobre direito societário e empresarial

O Informe Societário é produzido pela Comissão de Direito Societário e a Comissão de Direito Empresarial da OAB/ES e será publicado mensalmente

O Cindes e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo (OAB-ES), retomaram uma parceria de sucesso: o Informe Societário. Desenvolvido em parceria com a Comissão de Direito Societário e a Comissão de Direito Empresarial, o novo produto de comunicação tem a publicação mensal.

O informe veio para esclarecer e disseminar informações sobre temas jurídicos que impactam diretamente o setor industrial e empresarial. Em um formato mais dinâmico e visual das informações.

“Por meio desse canal, o Cindes oferece aos seus associados – e demais empresários ligados à Federação -, uma clareza de conteúdo e suporte para seus negócios societários. Uma forma de contribuirmos ainda mais com o nosso propósito de transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo. Desejamos que aproveitem esta riqueza de conteúdo”, observa a coordenadora-executiva do Cindes, Poliana Maris.

Assim, o novo informativo apresenta-se como uma ferramenta importante para manter os empresários atualizados sobre as nuances legais e as mudanças no panorama jurídico que podem afetar as operações e estratégias comerciais das empresas.

“Estamos comprometidos em proporcionar a transparência e o acesso à informação, essenciais para promover um ambiente de negócios mais seguro e promissor”, comenta a advogada e presidente da Comissão de Direito Societário OAB/ES, Maria Luiza Fontenelle.

Você empresário pode receber o Informe Societário diretamente no seu e-mail, cadastrando-se aqui. Ou acessar as edições anteriores no site do Cindes.

* Por Fiorella Gomes

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EDITAL DE CONVOCAÇÃO – POSSE CINDES 2024/2027

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 
POSSE CINDES 2024/2027
 
CENTRO DA INDÚSTRIA DO ESPÍRITO SANTO – CINDES, em cumprimento ao que estabelece o §1º do Art. 19 e §3º do Art. 40 do seu Estatuto Social, convoca os associados remidos e associados contribuintes a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 25 de julho de 2024 às 11h00, para posse dos membros da Diretoria Plenária e do Conselho Fiscal do Cindes, eleitos no dia 12 de junho de 2024 para o triênio 2024/2027. A Assembleia será realizada de forma híbrida, no Ed. Findes e através do link:
ID da reunião: 881 5310 1849
Senha: 767136
Vitória/ES, 15 de julho de 2024
Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona
Presidente em Exercício do Cindes
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Cindes elege nova diretoria da Gestão 2024-2027

A nova diretoria do Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), que vai compor a gestão do triênio 2024-2027, foi eleita no final da tarde de quarta-feira (12), na sede da Findes, em Vitória. A chapa única registrada para Diretoria Plenária e Conselho Fiscal foi eleita por unanimidade pelas empresas associadas que estiveram presentes na reunião ordinária da Assembleia Geral do Cindes.

A nova gestão, que começa a atuar no 30 de julho, será presidida pelo presidente em exercício e presidente eleito para a Gestão 2024-2028 da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona. O cargo de 1ª vice-presidente será ocupado pela gestora Sandra Helena Rosa Kwak. Já os empresários Celso Siqueira Junior e Raphael Cassaro Machado assumirão, respectivamente, as funções de 2º e 3º vice-presidente do Cindes.

“A gestão é feita pelo conjunto de pessoas que colocam seus nomes à disposição. Cada voluntário terá um papel muito importante ao longo dos próximos anos de gestão. Conto com cada um deles para fortalecemos cada vez mais as empresas capixabas e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, aponta Baraona.

A 1ª vice-presidente eleita do Cindes aponta o caminho que o Cindes deve tomar nos próximos anos para fomentar a interação empresarial e a formação de novas lideranças.

“É com grande alegria que assumo a 1ª vice-presidência do Cindes, comprometida em fortalecer a intercooperação entre empresas de diversos setores produtivos. Junto ao presidente, Paulo Baraona, minha missão será fomentar a interação empresarial e a formação de novas lideranças, pois acredito que a união é o caminho para alcançarmos um desenvolvimento sustentável e inovador nos próximos quatro anos”, diz Sandra.

O empresário Raphael Cassaro, deixará o cargo de 1º vice-presidente do Cindes, mas continuará atuante na Gestão 2024-2027 como 3º vice-presidente.

“Foi uma grande satisfação ser vice-presidente do Cindes e conduzir junto com a Cris Samorini, essa entidade tão representativa no mercado capixaba, para a sociedade capixaba, que integra todos os setores da economia: indústria, comércio, serviços. Conseguimos desenvolver vários projetos importantes para o Espírito Santo, entre eles destaco a formação de jovens através do Ciclo do Cindes jovem. Formamos mais de 300 jovens nesse ciclo. Jovens que agora estão mais preparados ali para assumir novas posições, novas lideranças”, comenta.

O Cassaro lembra que, ao longo dos últimos anos, foram realizados muitos negócios por meio de eventos como cafés da manhã de negócios, meeting empresarial e conexões, além de várias palestras que fazem a diferença para muitas pessoas. “Tivemos o repense, que também tem esse objetivo de fazer uma reflexão sobre temas importantes de negócios. Então, foi um grande prazer e agora vou contribuir com a Findes no Conselho Administrativo da Federação das Indústrias.”

Sobre o Cindes

O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) foi constituído em outubro de 1969, durante a administração Jones Santos Neves Filho. A entidade surgiu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, é parceira da Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

O Cindes promove o encontro do empresariado capixaba, auxiliando no desenvolvimento de empreendedores para o futuro e se posicionando politicamente em diversos projetos voltados para a indústria local. Conta também com o Cindes Jovem, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas, a fim de formar novos líderes e gestores para influir no desenvolvimento sustentável do Estado.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários, congregando profissional e socialmente seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os Associados.

Conheça a nova diretoria do Cindes

Presidente: Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona

1º Vice-presidente: Sandra Helena Rosa Kwak

2º Vice-presidente: Celso Siqueira Junior

3º Vice-presidente: Raphael Cassaro Machado

1º Diretor Administrativo: Liemar José Pretti

2º Diretor Administrativo: Vitor Lomba Sant Anna

3º Diretor Administrativo: Alexandre Nunes Theodoro

1º Diretor Financeiro: Djalma Quintino Malta Neto

2º Diretor Financeiro: Jairo Fernandes Siqueira

3º Diretor Financeiro: Paulo Henrique Da Costa Correa

Diretor Plenário: Duar Pignaton

Diretor Plenário: Fabio Saadi Junger

Diretor Plenário: Gabriel Martins Feitosa

Diretor Plenário: Gilney Calzavara Junior

Diretor Plenário: José Carlos Araujo Zanandrea

Diretor Plenário: José Jones Arpini Subtil

Diretora Plenária: Larissa Calegario Maciel

Diretora Plenária: Lorena Scopel Depizzol

Diretor Plenário: Luiz Henrique Toniato

Diretor Plenário: Vitor Gilles

Conselheiro Fiscal – Titular: Eduardo Dalla Mura do Carmo

Conselheiro Fiscal – Titular: Aristoteles Passos Costa Neto

Conselheira Fiscal – Titular: Zilma Bauer Gomes

Conselheiro Fiscal – Suplente: Djalma Quintino Malta Filho

Conselheiro Fiscal – Suplente: Glenda Úrsula Puziol Amaral

Conselheiro Fiscal – Suplente: Sergio Dominguez Sotelino

Por Siumara Gonçalves

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CHAPA ELEITORAL CINDES: TRIÊNIO 2024-2027

 

 

Prezados Associados,

em conformidade com o artigo 39 do estatuto vigente, o Centro da Indústria do Espírito Santo – Cindes, divulga a chapa (única) registrada pelo presidente eleito Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona, para concorrer às Eleições em 12 de junho de 2024, para provimento dos cargos da Diretoria Plenária e Conselho Fiscal para o Triênio 2024-2027.


PRESIDENTE PAULO ALEXANDRE GALLIS PEREIRA BARAONA
1º VICE-PRESIDENTE SANDRA HELENA ROSA KWAK
2º VICE-PRESIDENTE CELSO SIQUEIRA JUNIOR
3º VICE-PRESIDENTE RAPHAEL CASSARO MACHADO
1º DIRETOR ADMINISTRATIVO LIEMAR JOSÉ PRETTI
2º DIRETOR ADMINISTRATIVO
VITOR LOMBA SANT ANNA
3º DIRETOR ADMINISTRATIVO ALEXANDRE NUNES THEODORO
1º DIRETOR FINANCEIRO
DJALMA QUINTINO MALTA NETO
2º DIRETOR FINANCEIRO
JAIRO FERNANDES SIQUEIRA
3º DIRETOR FINANCEIRO
PAULO HENRIQUE DA COSTA CORREA
DIRETOR PLENÁRIO
DUAR PIGNATON
DIRETOR PLENÁRIO
FABIO SAADI JUNGER
DIRETOR PLENÁRIO
GABRIEL MARTINS FEITOSA
DIRETOR PLENÁRIO
GILNEY CALZAVARA JUNIOR
DIRETOR PLENÁRIO
JOSÉ CARLOS ARAUJO ZANANDREA
DIRETOR PLENÁRIO
JOSÉ JONES ARPINI SUBTIL
DIRETORA PLENÁRIA
LARISSA CALEGARIO MACIEL
DIRETORA PLENÁRIA
LORENA SCOPEL DEPIZZOL
DIRETOR PLENÁRIO
LUIZ HENRIQUE TONIATO
DIRETOR PLENÁRIO
VITOR GILLES
CONSELHEIRO FISCAL – TITULAR
EDUARDO DALLA MURA DO CARMO
CONSELHEIRO FISCAL – TITULAR
ARISTOTELES PASSOS COSTA NETO
CONSELHEIRA FISCAL – TITULAR
ZILMA BAUER GOMES
CONSELHEIRO FISCAL – SUPLENTE
DJALMA QUINTINO MALTA FILHO
CONSELHEIRO FISCAL – SUPLENTE
GLENDA ÚRSULA PUZIOL AMARAL
CONSELHEIRO FISCAL – SUPLENTE
SERGIO DOMINGUEZ SOTELINO

 

Vitória, 7 de junho de 2024.

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Repense 2023 traz como tema os 4Cs do empreendedorismo

A edição deste ano será em conjunto com a Confederação Nacional de Jovens Empresários

Está chegando o Repense 2023! Promovido pelo Cindes Jovem, este ano, o programa será executado em conjunto com o 29º Congresso da Conaje – Confederação Nacional de Jovens Empresários, no dia 08 de dezembro, a partir das 8h, no Parque Botânico da Vale, em Vitória. O evento é gratuito e já está com inscrições abertas.

Com o tema ‘Os 4Cs: da colaboração ao empreendedorismo’, a programação será focada na cultura empreendedora, desenvolvimento de novas ideias e incentivo para que projetos saiam do papel, abordando os 4Cs (colaboração, conhecimento, confiança e conexão).

Podem participar jovens empreendedores, lideranças de 18 a 42 anos e universitários. Inscrições abertas e gratuitas!

 

Confira a programação:

 

Arena Conhecimento

08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura

09:30 – Palestra: Sede de Vencer com José Felipe Carneiro (cofundador da Wals Cervejaria e KHappy Kombucha)

10:30 – Mesa redonda: Cases de Capixabas de Sucesso (Painelistas: Léo de Castro (Fibrasa e Nazca), Rogerio Salume (Wine), Rodrigo Miranda (Zaitt e Shipp)

11:30 – Almoço

13:30 – Mesa redonda: Desburocratização (Painelistas: Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e deputado Mazinho dos Anjos

14:00 – Palestra: Potencialidades do ES, com Ricardo Frizera

14:30 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico. (Painelistas: Renata Ferretti, Américo Buaiz

15:00 – Mesa redonda: Inovação como vetor de desenvolvimento econômico

15:00 – Palestra: A bola não entra por acaso (Case Fortaleza E.C.), com Marcelo Paz

16:00 – Encerramento

 

Tenda Colaboração

10:30 – Workshop: Empreendedorismo (Facilitadora: Mara Stocco)

11:30 – Almoço

13:00 – Workshop: Vendas (Facilitador: Fabio Oliveira)

14:00 – Workshop: Comunicação – Emoção que gera conexão (Facilitadora: Tati Braga)

 

Sobre o Cindes Jovem

O Cindes Jovem é o movimento jovem da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e tem como objetivo formar e desenvolver líderes capazes de impactar o ambiente de negócios capixaba. Em suas diversas frentes de atuação, o Cindes Jovem realiza o Repense, um evento anual de empreendedorismo e inovação.

Por Natália Magalhães
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Conexão Cindes: primeira edição de 2023 aborda a Liderança Horizontal

Evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes, com palestra, mesa redonda e workshop. Saiba como se inscrever!

Já ouvi falar em Liderança Horizontal?

Se a sua é resposta for não ou “já, mas gostaria de saber mais sobre o assunto”, esse momento é seu. A 1ª Edição do Conexão Cindes de 2023 vem com o tema “Liderança Horizontal – Como o engajamento e a Iniciativa podem melhorar os resultados da sua empresa”. O evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes.

As inscrições podem ser feitas no site do Sympla. Para associados Cindes, o evento é gratuito. Para o público geral, a entrada é R$ 25 cada dia.

Conceito super em alta no mundo corporativo, a liderança horizontal é também conhecida como liderança compartilhada, ou seja, aquela que distribui amplamente a responsabilidade de liderança entre as pessoas dentro de uma equipe ou organização.

Assim, a Liderança horizontal e os times autodirigidos podem formar um caminho para um desenvolvimento saudável do ser humano e sua organização numa coexistência saudável. Já que o que é demandado em cima, muitas vezes não é feito desta forma, e o que é necessário e desejado embaixo, nem sempre é ouvido em cima.

Palestra e mesa-redonda

Para debater sobre o assunto, o Cindes convidou Adriaan Bekman, fundador do IMO Internacional – Instituto para o Desenvolvimento Humano e Organizacional. A palestra ocorre no primeiro dia do Conexão Cindes, no dia 08 de fevereiro, às 18h30, no Auditório da Findes.

Após a palestra principal, a programação conta com uma roda de conversa, cujo convidados são: Zilma Bauer, diretora-executiva da Ervas Naturais e presidente do Sindiquímicos; Rafael Barcelos, supervisor de operações da área de Siderurgia da VIX; e Lafayette Duarte, diretor-presidente do Hospital Santa Filomena e consultor IMO. A mediação será feita por Alessandro de Castro, superintendente do IEL-ES.

Workshop

No segundo dia, 09 de fevereiro, às 8h30, será o workshop “As dimensões vertical e horizontal da organização – O novo papel da liderança”. A dinâmica será realizada no Salão da Indústria, na Findes. Um momento lúdico e para colocar em prática todo o conteúdo aprendido no dia anterior. Interessados devem ficar atentos, pois são apenas 40 vagas.

Não perca esses dias aprendizados, inovação e conexões.

* Por Fiorella Gomes

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Meeting de Líderes Industriais debate futuro da economia e como empreender sonhos

Realizado pela Findes e pelo Cindes, a 13ª edição do encontro reuniu empresários e lideranças do ES em Pedra Azul 

Em sua 13ª edição, o Meeting de Líderes Industriais reuniu empresários e lideranças capixabas para debater os desafios e as oportunidades para a indústria, o cenário político-econômico e o futuro do Espírito Santo e do Brasil.  

O evento, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de novembro, em Pedra Azul, também destacou lições de empreendedorismo, abordou como transformar os negócios a partir dos sonhos dos clientes e foi uma excelente oportunidade de integração entre os participantes.   

Realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), o Meeting já virou tradição no calendário capixaba e mais uma vez trouxe nomes relevantes para o centro do debate, como o economista Samy Dana e o CEO do Rock in Rio, Luis Justo.  

No primeiro dia do encontro, a presidente da Findes, Cris Samorini, deu as boas-vindas aos convidados e frisou a importância da realização do evento como um momento de aprendizado, troca de conhecimento e de experiências. Ela também reforçou o papel da indústria no desenvolvimento do Espírito Santo. 

“Temos diversos motivos para estarmos otimistas. Não um otimismo irresponsável, descolado da realidade, mas alicerçado em números e evidências que confirmam o rumo certo que estamos a trilhar. E, nesse ponto, o nosso setor tem dado grande contribuição, com novos projetos e investimentos em qualificação e inovação. Acreditamos na indústria como farol do desenvolvimento.”

Para o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, ao promover debates de temas importantes para a economia, o Meeting contribui para ampliar a competitividade das indústrias e para que elas conquistem novos mercados. 

Aliás, tornar as empresas brasileiras mais competitivas globalmente foi um dos pontos abordados pelo economista Samy Dana em sua palestra. De acordo com ele, é fundamental que o Brasil avance em questões que travam o crescimento dos negócios, como complexidade da carga tributária e a educação deficitária.

“Precisamos melhorar a produtividade do país. Quatro brasileiros equivalem a um americano em produtividade, e perdemos também na comparação com países como Chile e Colômbia. Esse é um ponto determinante a avançarmos.” 

A discussão sobre melhorias dos processos produtivos e cenários que teremos para o próximo ano na política e na economia nacional continuou com um bate-papo entre Samy Dana, a presidente da Findes, Cris Samorini, e o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.  

Na ocasião, Mabel observou que o novo governo precisa desenvolver uma política industrial bem estruturada, passar a valorizar mais o ensino técnico e estimular iniciativas que agreguem cada vez mais valor às cadeias produtivas. “Nenhum país, nenhum estado, vai ser rico se só produzir matéria-prima. É preciso industrializar.” 

Empreender sonhos 

Outro momento-chave da programação do 13º Meeting de Líderes Industriais foi a palestra do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, que jogou luz para a importância de as empresas olharem para o cliente e não apenas para o produto. 

“Devemos tirar o foco do produto e direcioná-lo para uma proposta de valor, para a experiência do cliente. Por isso, entender a jornada do cliente e ter uma escuta ativa são pontos cruciais nesse processo.”

Ao longo da sua apresentação, o executivo compartilhou com a plateia cases de sucesso de companhias que tiveram a sensibilidade, a coragem e a estratégia de se guiarem pelas experiências para conquistar cada vez mais clientes e o mercado.

Além de falar sobre o trabalho que realiza em um dos maiores festivais de música do mundo, Justo também citou casos e inovações da Disney, da Uber e do Itaú. Para ele, empreender sonhos é o caminho para estar cada vez mais próximo do consumidor.   

 

Autoridades e lideranças marcam presença em Pedra Azul 

Também enriqueceram o 13º Meeting de Líderes Industriais nomes como o do governador do Estado, Renato Casagrande, o do vice-governador eleito, Ricardo Ferraço, o da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, o do presidente da Federação das Indústrias de Goiás, Sandro Mabel, além de presidentes de sindicados das indústrias e outras lideranças. 

O 13º Meeting de Líderes Industriais contou com o patrocínio da: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Samarco, Suzano, Vale, Arcelor Mittal, Bandes, EDP, Sicoob, VLI, Furtado Nemer Advogados, Damare e Garoto. E também com o apoio das empresas: Alfa Emergências Médicas, Água Pedra Azul e Ranking Gestão de Frotas. 

Confira o que disseram alguns dos participantes do evento

“Somos 16 mil indústrias no ES. Geramos 220 mil empregos e representamos 26,5% do PIB. Somos responsáveis por 91% de tudo o que o Estado exporta para o mundo. Também é a indústria a responsável por quase 70% dos investimentos em pesquisa e inovação no Brasil. Nossos dados e nossas entregas são relevantes, assim como nosso papel nesta nova fase do país. Por isso, acredito mais do que nunca que devemos estar unidos para fazer prevalecer a agenda que tanto acreditamos, uma agenda que será capaz de tirar o Brasil do atraso.”

Cris Samorini, presidente da Findes

“Nós empresários não podemos criar instabilidade, isso é a pior coisa para quem empreende. Se criarmos instabilidade é aí que todo mundo retrai. Devemos ajudar a economia a se desenvolver e contribuir para conduzir o país rumo ao futuro que desejamos.”

Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) 

“Este é um evento importante para a evolução da nossa sociedade capixaba. Trabalharemos juntos, cada qual com seu papel institucional, para alcançarmos uma sociedade mais justa, ética e sustentável.”

Luciana Andrade, procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do ES (MPES)

“Não tem atividade econômica que se sustente se não houver uma indústria forte. A indústria é a base, é a mãe de todas as atividades econômicas. Um país não tem soberania se não tiver uma indústria forte. Queremos que cada vez mais o ES tenha uma indústria fortalecida.”

Renato Casagrande, governador do ES

“O Estado saiu dos anos 50 de uma economia agrícola para uma economia que vem se apresentando ao país e ao mundo como o Brasil que dá certo, e precisamos ter muito orgulho dessa obra coletiva que estamos construindo ao longo deste tempo todo. Nossa economia hoje é muito mais sofisticada. Depois de tudo o que enfrentamos, estamos crescendo acima da média nacional, e isso é fruto da harmonia que construímos. Porque o bom ambiente de negócios, a previsibilidade e a confiança são muito importantes.”

Ricardo Ferraço, vice-governador eleito do ES  

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