Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

Lideranças do Espírito Santo são homenageadas em Encontro da Indústria

 

O empresário Tales Machado recebeu a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo; a industrial Zima Bauer recebeu a Medalha do Mérito Sindical, e o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro, foi homenageado com a Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo. 

O Encontro da Indústria, promovido pelo Centro da Indústria do Estado do Espírito Santo (Cindes), consagrou na noite desta quinta-feira (10), em formato virtual, o trabalho daqueles que se destacaram no estímulo ao desenvolvimento da indústria capixaba.

“Esta é uma noite muito especial para a indústria do Espírito Santo. Uma noite para celebrar um ano de conquistas e realizações, apesar de todos os desafios que enfrentamos. E para homenagear personalidades de destaque, que deram contribuições importantes para o mundo empresarial do estado e do país”, destacou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Entre os destaques capixabas na Indústria de 2020 estão a diretora administrativa da Ervas Naturais e presidente do Sindiquímicos, Zilma Bauer Gomes, que recebeu a Medalha do Mérito Sindical; e o sócio-administrador da MagBan Mármores e Granitos Ltda, presidente do Sicoob Credirochas, presidente do Sindirochas ES e vice-presidente da Findes, Tales Machado, que recebeu a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo.

Já a Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo foi entregue ao Secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro, pelos relevantes serviços prestados à indústria capixaba e a parceria com a Findes e suas entidades quanto aos projetos prioritários para o setor produtivo.

Segundo a presidente da Findes, Cris Samorini, o ano de 2020 foi absolutamente atípico e derrubou todas as previsões possíveis. “Sofremos duras perdas, mas chegamos até aqui. Os empresários deram uma aula de perseverança, otimismo e reinventaram seus negócios”, ponderou.

“Essa medalha é um dos marcos da Federação e estou imensamente grato e honrado em recebê-la. Esta homenagem me deixa ainda mais motivado a continuar trabalhando em prol do meu segmento. Estamos no caminho certo”, afirmou Tales Machado, presidente do Sindirochas.

Para a presidente do Sindiquímicos, Zilma Bauer, a homenagem reflete um crescimento do setor e a importância do associativismo, principalmente em um ano de pandemia. “Me sinto muito honrada e recebo essa medalha com a certeza de que o Sindiquímicos é uma entidade com história e todas as outras lideranças que passaram por lá, tornaram esse momento possível. Juntos conseguimos ir mais longe e podemos enfrentar os desafios do setor”, destacou Zilma.

“Me sinto muito honrado em receber esta medalha. Agradeço ao governador Casagrande a oportunidade de estar aqui e a Cris Samorini, grande companheira que temos junto à Secretaria de Desenvolvimento. Nós temos praticamente um escritório aqui (Findes). Quero agradecer o Léo de Castro que me recebeu também no ano passado quando cheguei. Estar no lugar em que ocupo hoje, não é tarefa fácil e exige muita dedicação. Conseguimos colocar a secretaria 100% digital para que o empresário não encontre tanta burocracia. Estamos lutando contra a burocracia”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro.

Confira o Encontro da Indústria deste ano! 

Read More

Recuperação judicial em tempos de pandemia é tema de videoconferência da Sedes e Findes


A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), vai debater a recuperação judicial em tempos de pandemia, durante o webinar “Desafios da Pandemia: mecanismos da Lei de Recuperação e Falência na crise da empresa”. O evento on-line e gratuito será realizado no próximo dia 1º de julho, às 17 horas. O palestrante será o juiz de Direito da Vara de Falências e Recuperações de São Paulo, Daniel Carnio Costa, que foi membro da comissão de juristas do Ministério da Fazenda, responsável pela elaboração do projeto da nova Lei de Falências, Recuperação Judicial e Extrajudicial.O objetivo da videoconferência é apresentar detalhes do Projeto de Lei (PL) 1.397/2020, em tramitação no Congresso Nacional, que cria regras transitórias para empresas em recuperação judicial e também para tentar evitar que outras empresas em dificuldades cheguem a esse ponto, antecedente à falência.Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o evento favorece o debate e permitirá o esclarecimento de pontos importante do projeto de lei. “Trata-se de uma nova legislação, que requer uma atenção especial, sobretudo, em decorrência do momento que estamos vivendo. Queremos trazer essa temática para o debate e esclarecer os diferentes aspectos deste PL. A gente espera um aumento em relação ao número de empresas que poderão solicitar a recuperação judicial este ano, e queremos essas medidas junto com os empresários e a comunidade jurídica”, destaca Kneip.

O mesmo pensamento é partilhado pelo presidente da Findes, Léo de Castro. “Neste momento de grandes desafios em função da pandemia, as empresas mais do que nunca precisam de oxigênio, de crédito e de prazo para honrar suas obrigações. O momento é oportuno para conhecer melhor esse projeto de lei, que cria regras transitórias para as empresas em recuperação judicial e também para evitar que outras empresas cheguem a esse ponto. O debate certamente será enriquecedor”, expõe Castro.

O mediador do debate será o advogado Bruno Reis Finamore Simoni, especialista em recuperação judicial e falência.

Para participar do webinar, basta fazer o cadastro aqui! 

Conheça mais sobre o PL 1.397/2020 aqui. 

Com informações da assessoria de comunicação da Sedes

Read More

Campanha Tá Limpo: Cindes já distribuiu cerca de 3 mil kit de limpeza para moradores da Grande Vitória

Em meio à pandemia de Covid-19, ter em casa sabão e outros materiais de limpeza são essenciais para cuidado e prevenção ao novo coronavírus. Por isso, o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) organizou a campanha “Tá Limpo” a fim de arrecadar recursos e fazer doação de kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social na Grande Vitória. Até o momento, já foram doados 2.700 kits de limpeza, contendo 2 litros de água sanitária e 500ml de detergente (cada).

A ação de solidariedade acontece em parceria com a ONG Central Única das Favelas (Cufa) no Espírito Santo. Somente neste mês de abril, foram entregues doações na capital, Serra, Cariacica e Vila Velha. No município da Serra, foram entregues às famílias em Central Carapina, favela de Jardim Central; já em Cariacica, nos bairros: Flexal II, Nova Brasília e Itanguá; e em Vitória, realizaram doações para moradores do Morro do Cabral, Morro do Quadro, Santa Tereza e Caratoíra; enquanto, em Vila Velha, atendemos famílias residentes em Barramares e São Conrado.

“Essa ação está atendendo às famílias de territórios de favelas da Grande Vitória, região metropolitana do ES, principalmente, em locais de alta vulnerabilidade econômica e social, que durante essa pandemia foram os mais afetados. Segundo pesquisa feita pelo Data Favela e Instituto Locomotiva, já nas primeiras semanas de quarentena de 8 a cada 10 pais e mães sentiam muito medo de não ter como alimentar os seus filhos, e a renda de 80% dessas famílias já haviam caído, devido o impacto do coronavírus. Com essa campanha, feita em parceria do Cindes com a Cufa-ES, as famílias passaram a economizar recursos que seriam gastos com esses itens, sobrando mais dinheiro para aquisição de outros produtos, principalmente, com a alimentação”, ressaltou Gabriel Costa Nadipeh, presidente estadual da Cufa-ES.

Campanha

Neste momento, todas as atenções estão voltadas para a luta contra a Covid-19. E o cuidado com a higiene é fundamental para prevenir o contágio e combater a transmissão do novo coronavírus.

Sabendo que, atualmente, a maior parte das famílias com baixa renda não têm acesso aos recursos necessários para realizar a higiene adequada, o Cindes lança a campanha “Tá Limpo!”. O objetivo é captar recursos para a compra de kits de higiene que serão doados à famílias em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo.

A distribuição dos kits é feita pela ONG Central Única das Favelas (Cufa). Cada família recebe um kit contendo 2 litros de água sanitária e 500 ml de detergente. Os produtos para compor os kits serão produzidos pela empresa Biomarca.

Quer apoiar essa ação? Você pode realizar uma contribuição via PicPay do Cindes. O valor aproximado dos kits é de R$ 3,75.

Indústria do Bem

A indústria do Espírito Santo está mobilizada desde o primeiro momento para ajudar a sociedade capixaba e o governo estadual a enfrentar a crise do coronavírus. Para facilitar a ação que diversas empresas já vinham adotando e estimular a participação de outras, a Findes organizou o movimento #industriadobem. O movimento identifica as principais demandas do sistema público de saúde e estabelece a conexão com empresas, trabalhadores e a população, em geral, para que todos possam colaborar e atender a demanda.

Os recursos são todos colocados à disposição do governo do Estado, que conhece as necessidades da rede pública de saúde e faz a alocação das contribuições de acordo com as carências de cada área. Juntos, o setor produtivo, instituições de ensino e o setor público podem fazer muito mais, em benefício da sociedade.

As colaborações podem ser feitas em dinheiro ou em equipamentos demandados pelo governo estadual. Acompanhe em nossa página oficial as ações e veja como participar. A força da indústria capixaba pode fazer toda a diferença. Juntos podemos salvar vidas!

Acesse: findes.com.br/industriadobem

*Por Thaíssa Dilly

Read More

Covid-19: Cindes lança campanha de doação de kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social

Todas as atenções estão voltadas para a luta contra a Covid-19. E o cuidado com a higiene é fundamental para prevenir o contágio e combater a transmissão do novo coronavírus.

Sabendo que, atualmente, a maior parte das famílias com baixa renda não têm acesso aos recursos necessários para realizar a higiene adequada, o Cindes lança a campanha “Tá Limpo!”. O objetivo é captar recursos para a compra de kits de higiene que serão doados à famílias em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo.

A distribuição dos kits será feita pela ONG Central Única das Favelas (CUFA). Cada família receberá um kit contendo 2 litros de água sanitária e 500 ml de detergente. Os kits serão produzidos pela empresa Biomarca.

E, você, cidadão, pode apoiar essa ação realizando um contribuição via picpay. O valor aproximado dos kits é de R$ 3,75.


*Por Fiorella Gomes

Read More

Inscritos no Ciclo de Formação Cindes Jovem aumenta em quase 300%

Encerramento do Ciclo de Formação de Liderança Cindes Jovem de 2019

O número de inscritos para participar do Ciclo de Formação Cindes Jovem 2020 aumentou em 281% em 2020, se compararmos ao ano anterior. Esse é um programa de capacitação e desenvolvimento de jovens empreendedores com idades entre 20 e 35 anos, com o objetivo de formar líderes comprometidos com a indústria capixaba e que tenham potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios.

Previsto para iniciar no dia 2 de março, o ciclo trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, tomada de decisões, diálogo, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: autoconhecimento, gestão e cidadania.

Para o Líder do Ciclo, Jairo Siqueira, o crescimento se deu principalmente pela importância da formação de uma liderança, dentro do ambiente de negócios. “Já se consolida entre o meio empreendedor que uma boa liderança impacta na competitividade dos negócios. Esse fato se conecta a principal missão do Ciclo, que é influenciar a formação de novas lideranças no Estado, e com isso, fortalecer a cadeia produtiva e gerar novos negócios para o Espírito Santo”, explicou.

A proposta do Ciclo é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo.

Durante o ano, são estudados nove módulos. Cada um é composto por uma temática central, explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes.

Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, workshops, júri simulado, rodas de debate, visitas técnicas, resenhas e produção de artigos.

Por Cinthia Pimentel

Read More

Cindes tem 22,5% aumento do número de associados e muitos benefícios para as empresas capixabas em 2019

Trabalhando intensamente para conectar o setor empresarial às melhores oportunidades do mercado, o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) conquistou um aumento de 22,5% no número de associados até novembro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Aos 50 anos e reafirmando o seu propósito de promover um ambiente de integração setorial para fortalecer o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, o Cindes tem em maioria médias e grandes empresas, sobretudo dos segmentos de serviços (27%) e Indústria (19%), mas também de comércio, financeiro e educação.

Constituída em outubro de 1969, durante a administração Jones Santos Neves Filho, a entidade surgiu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promoveu neste ano 137 ações e eventos políticos e econômicos.

O “Meeting de Líderes Industriais” é o carro-chefe dos projetos realizados pela entidade e, neste ano, 307 empresários e lideranças capixabas a fim de discutir assuntos estratégicos da economia do estado, como forma de ampliar a competitividade das nossas indústrias e a conquista de novos mercados.

Além disso, para construir um ambiente de melhoria de negócio o Cindes criou a Câmara de Conciliação e Arbitragem, o Conexão Cindes e o Cindes Jovem, que busca fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas, formando novos líderes e gestores e realiza ações como o Ciclo de Formação do Cindes Jovem e o Fórum Repense.

Benefícios

O Cindes proporciona para os seus associados grandes possibilidades de parcerias e convênios, além de capacitação e suporte para novos empresários. Tudo isso com o objetivo de oferecer aos empresários associados uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade.

Convênio Sesi/Senai: associados do Cindes têm 10% de desconto em cursos técnicos e de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento do Senai; e nos serviços de saúde, lazer, cultura e educação básica do Sesi.
Operadoras de cartões de benefícios: nossos associados contam com benefícios exclusivos do Comprocard e Lecard, entre eles, rapidez no aporte de valores, isenção da taxa de administração e atendimento personalizado aos departamentos de Recursos Humanos das empresas.

Unimar: indústrias associadas têm vantagens na contratação de planos de saúde da Samp. Por meio da parceria, é possível obter preço diferenciado, além de facilidade na negociação de adesão.

Certificado Digital: a parceria com a empresa CDL garante aos associados uma tabela diferenciada e atendimento in company.

V1: os associados contam com a parceria do V1, um serviço de transporte executivo por aplicativo, que oferece uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade, além de 15% de descontos em qualquer viagem.

Programa de Lazer e Cultura: os associados agora contam com descontos de 30% oferecidos pelo programa, que é um benefício empresarial que propicia aos colaboradores das empresas clientes uma rede de com quase 200 parcerias com foco em educação, bem-estar, esporte, entretenimento e produtos e serviços com vantagens e movimentos para promover qualidade de vida. Além disso, são disponibilizados conteúdos informativos e sorteios.

Rede de Negócios: criada para promover a integração comercial, divulgação da marca e fomento de negócios entre os associados, por meio da apresentação de suas empresas, produtos e serviços.

Clique aqui, saiba mais e associe-se!

Seja associado Cindes e insira a sua empresa no ecossistema empresarial capixaba.

História

O Cindes nasceu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, no dia 21 de outubro de 1969, a entidade é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários de diversos setores, seja indústria, serviços, comércio ou sindicato. O foco é conectar, social e profissionalmente, os seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os associados.

Por Fiorella Gomes

Read More

Cindes, há 50 anos conectando a indústria capixaba

Nesta segunda-feira (21), o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) celebra 50 anos de grandes contribuições para o Estado. Conectar o setor empresarial às melhores oportunidades do mercado é o que nos move!

Indústria, serviço, comércio ou sindicato. Todos fazem parte da nossa missão de integrar os setores empresariais visando o fortalecimento e a geração de novos negócios. O propósito é promover um ambiente de integração setorial para fortalecer o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

Há 50 anos, o Cindes estimula a conexão entre a indústria e os demais setores da economia estadual. Promover o encontro do empresariado capixaba e auxiliar no desenvolvimento de empreendedores para o futuro são alguns dos objetivos da entidade, que também busca se posicionar politicamente em diversos projetos voltados para a indústria local. 

Ao longo de cinco décadas, muito trabalho foi feito para construção de ambientes de melhorias de negócios, principalmente por meio da Câmara de Conciliação e Arbitragem, do Conexão Cindes e Cindes Jovem, que busca fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas a fim de formar novos líderes e gestores para influir no desenvolvimento sustentável do Estado. O Ciclo de Formação do Cindes Jovem e o Repense são algumas das ações promovidas pelo Cindes Jovem.

Em seu ano de estreia, o Repense estimulou cerca de 300 participantes a parar para pensar sobre o futuro das profissões e as transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho. A edição de 2019 acontecerá no dia 22 de novembro. O Conexão Cindes já reuniu mais de 2,5 mil participantes em debates sobre diversos temas pautados de acordo com o cenário econômico atual e conduzidos por personalidades experientes e de renome nacional.

No Contando Histórias, grandes personalidades de nosso Estado compartilham com o público as suas experiências e trajetória de vida, principalmente, sobre o começo da industrialização do Espírito Santo. Iniciado em 2010, o projeto já realizou três edições do evento com alguns dos maiores nomes do universo empresarial capixaba. Os encontros renderam a publicação de livros com as histórias contadas nos encontros.

Enquanto o “Meeting de Líderes Industriais” aproximou centenas de empresários e lideranças capixabas a fim de discutir assuntos estratégicos da economia do Estado, como forma de ampliar a competitividade das nossas indústrias e a conquista de novos mercados. Essas são algumas ações promovidas pelo Cindes neste meio século.

Como marco dos 50 anos, o Cindes vai realizar uma comemoração especial durante o Encontro da Indústria. O evento reúne, anualmente, lideranças do Sistema Findes em uma solenidade para entrega das medalhas de Mérito Industrial, Sindical, Empreendedor e este ano também a Ordem do Mérito Industrial da CNI em homenagem a líderes e personalidades pela contribuição com a indústria capixaba.

 

História

O Cindes nasceu da necessidade dos industriais se reunirem para discutir assuntos de interesse da classe. Desde sua criação, no dia 21 de outubro de 1969, a entidade é parceira do Sistema Findes na defesa dos interesses da indústria capixaba. Para isso, promove ações e eventos econômicos e políticos, entre outros, que visam ao desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

A entidade está comprometida com a integração social dos empresários de diversos setores, seja indústria, serviços, comércio ou sindicato. O foco é conectar, social e profissionalmente, os seus empreendedores e dirigentes. Entre as frentes de trabalho, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios para os associados.


Conheça os benefícios de ser associado Cindes e faça já o seu cadastro! Acesse: cindes.com.br 

 

Por Thaíssa Dilly.

Read More

O que são as Fintechs e por que elas estão revolucionando o mercado financeiro?

Já imaginou um mundo sem agências bancárias físicas, em que todos os serviços pudessem ser resolvidos a qualquer hora do dia por meio de seu smartphone — com direito a atendimento de qualidade à sua disposição a qualquer hora?

Visualize um cenário em que você pudesse aumentar e reduzir o limite de seu cartão de crédito sem falar com ninguém, em apenas 1 clique. Essa realidade já alcançou mais de 1,5 milhões de pessoas, somente no Banco Inter – uma fintech .

Mas você sabe realmente o que é fintech?

Elas são frutos da 4ª Revolução Industrial que marca nossa vida atualmente. No setor produtivo, fábricas inteligentes já começam a produzir itens customizados em larga escala, sem a necessidade de estoques. No mercado financeiro, essa revolução também vem mudando conceitos antigos e transformando o setor.

Globalmente, o setor financeiro tem passado por profundas transformações nos últimos anos: a internet e a mobilidade tornaram agências bancárias quase obsoletas, novas ameaças de ataques e de fraude obrigaram instituições a renovar sua segurança digital e tendências como nuvem e Big Data têm modificado a forma como serviços são entregues.

De acordo com um estudo apresentado em abril pela consultoria de mercado Accenture, o investimento global na área de tecnologia financeira registrou um salto de 67% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a casa de US$ 5,3 bilhões. Em regiões como Europa e Ásia-Pacífico, o investimento em Fintechs chegou a dobrar no mesmo período.

Atentos a esse novo modelo de negócios, o Conexão Cindes traz na primeira edição de 2019 o diretor de Conta Digital e Meios de Pagamento do Banco Inter, Ray Chalub, para apresentar aos empresários capixabas a trajetória do banco e quais os principais desafios superados.

O encontro será realizado no próximo dia 21 de março as 18h30, no auditório do Sistema Findes. Os interessados devem se inscrever pelo link.

Conexão Cindes Março

Data: 21 de março

Horário: 18h30

Local: Sistema Findes

Valor: R$15,00

Inscreva-se!

Por Cinthia Pimentel

Read More

Conheça os homenageados no Encontro da Indústria 2018

O Encontro da Indústria, evento que já virou tradição no calendário econômico capixaba, aconteceu na noite da última quinta-feira (29), no Le Buffet. Promovido pelo Sistema Findes/Cindes e com o patrocínio da Samp, o evento reuniu empresários, representantes do poder público e de entidades empresariais e de fomento à economia para homenagear os nomes que foram destaque na indústria em 2018.

Foram entregues medalhas de mérito empreendedor, sindical e empresarial, além das homenagens aos amigos da indústria: personalidades que contribuíram, de alguma forma, para a melhoria do ambiente de negócios, da economia, ou da indústria em geral.

Clara Orlandi, Eduardo Dalla Mura e Paulo Alexandre Baraona foram os escolhidos para receber o prêmio Mérito Sindical. Já as medalhas de Mérito Empreendedor foram entregues a Mauro Lúcio Peçanha de Almeida, Ricardo Antônio Abrahão Neto e Rodrigo Volk Etienne Dessaune. A honraria mais importante da noite, a medalha de Mérito Industrial, foi entregue a José Eduardo Faria de Azevedo.

Os homenageados como Amigos da Indústria foram Daniel Fábio Jacob Nogueira, Mário Ribeiro Cantarino Neto e Ricardo Ferraço. Eles receberam um troféu criado pelo artista plástico capixaba Penithencia especialmente para a ocasião.

Confira as fotos da premiação em nosso Flickr:

Encontro da Indústria 2018

Read More

Centro da Indústria do Espírito Santo comemora 49 anos

O Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) comemora 49 anos de história neste domingo (21). A entidade é responsável por integrar os setores empresariais visando o fortalecimento e a geração de novos negócios. Entre as frentes de trabalho, destacam-se o Conexão Cindes e a busca por benefícios para os associados.

“O Cindes é nosso ponto de integração com os demais setores da economia capixaba, sempre promovendo debates e encontros que beneficiam o desenvolvimento do Estado. No último ano, a criação do Conexão Cindes, evento que trouxe especialistas de diferentes áreas para discutir temas relevantes para o setor produtivo, e o lançamento da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes mostram nosso esforço para a criação de um ambiente de negócios mais seguro para quem planeja empreender no Espírito Santo”, salientou Léo de Castro, presidente do Sistema Findes e Cindes.

O Encontro da Indústria é uma das principais ações do Cindes. O evento é anualmente promovido pela entidade e reúne associados e lideranças do Sistema Findes em uma solenidade de homenagens às personalidades industriais que mais se destacaram no período. Neste ano, o encontro será realizado no dia 29 em novembro.

A vice-presidente do Cindes, Cristhine Samorini, destacou a importância da atuação da entidade no Estado. “O Cindes tem o potencial de gerar negócios não apenas na indústria. Nossa função principal é atuar em todos os setores produtivos, ou seja, trabalhamos de forma transversal em toda a cadeia de produção (indústria, serviços, comércio, agronegócio). Nós fazemos essa conexão entre todos os setores e a indústria”, disse.

Todo mês o Cindes também promove um debate com conteúdo de qualidade pelas mãos de personalidades experientes e de renome nacional. O Conexão Cindes abre oportunidade para realização de um debate com conteúdo de qualidade, com temas pautados de acordo com o cenário econômico atual e conduzido por personalidades experientes e de renome nacional.

O evento já realizou sete edições com a participação de 1.500 pessoas e recebeu especialistas como Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos, Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), entre outras personalidades. Já no Contando Histórias são convidadas personalidades de nosso Estado para compartilhar suas experiências de vida.

O Cindes ainda oferece capacitação e suporte para novos empresários, como o Cindes Jovem. O Ciclo de Formação Cindes Jovem promove encontros semanais com diversos temas em debate. Cinco módulos e 21 encontros já foram realizados. Ao fim de 2018 terão sido realizados 40 eventos com participação média de 15 empresários e futuros empresários.

 

Novidade

Falar sobre o futuro das profissões e as transformações que estão acontecendo no mercado de trabalho é a proposta do Fórum Repense, um festival de empreendedorismo que visa estimular o participante a parar para pensar sobre as transformações tecnológicas e profissionais que estamos vivendo e como ter essas transformações como aliada. O evento ocorrerá no dia 09 de novembro, das 8h às 20 horas, no Edifício Findes, em Vitória.

O Repense foi preparado pelo IEL-ES e Cindes Jovem para ser um Festival de Empreendedorismo. A palestra principal trará o Technology Strategist da Microsoft, Marcelo Piassarolo, para falar sobre o futuro das profissões e o mercado de trabalho com a palestra “Futurismo: As novas tecnologias e o seu emprego em cheque”. As inscrições já estão abertas! 

O objetivo principal do Repense é aliar ideias à prática, trazendo aprendizados e metodologias de execução modernas, testadas pelas mãos de quem foi lá e fez, ou seja, colocar a “mão na massa”. O evento terá como encerramento um Meetup que trará um bate papo descontraído – no formato de Happy Hour – com Rodrigo Miranda Zaitt, fundador da Zaitt e CEO da Shipp Delivery.

Câmara

Por meio da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, o Cindes coloca à disposição da sociedade capixaba uma alternativa diferenciada de resolver conflitos empresariais de forma rápida e sigilosa, por meio da mediação e/ou arbitragem. A Câmara conta com um Conselho Superior que tem representantes de federações patronais e especialistas tanto na área quanto de instituições de ensino.
“A Câmara coloca o Espírito Santo no cenário nacional no que diz respeito a formas adequadas de resolução de conflitos. Muito comum em outras regiões do Brasil, por meio da mediação e/ou arbitragem, as partes podem resolver seus conflitos de forma rápida, sigilosa e com bastante autonomia” ressaltou Luiz Cláudio Allemand, presidente da Câmara Cindes/Findes de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

É importante destacar que a Câmara não é exclusiva da indústria e que não sofre qualquer ingerência do Sistema Findes uma vez que quem decide a demanda é o mediador ou o árbitro contratado pelas partes.
“A Câmara de Mediação e Arbitragem Cindes/Findes segue a política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de fomentar os meios adequados de resolução de conflitos. Estamos diante de um projeto de mudança de cultura, bem como de relevância para o desenvolvimento e melhoria do ambiente de negócios no nosso Estado” disse Allemand.

Desde que foi implementada, a Câmara já realizou mais de 20 reuniões no sentido de apresentar a Câmara e seu trabalho para entidades, empresas e instituições públicas. A Câmara também trabalha para capacitar advogados e profissionais que queiram atuar na mediação e arbitragem para resolução de questões empresariais. Neste sentido, desde abril, já foram realizados cinco eventos entre workshop, palestras, seminários e curso prático, atraindo cerca de 350 pessoas.

Cindes Jovem

O Núcleo Jovem do Cindes forma e desenvolve líderes do futuro e fomenta o empreendedorismo nos jovens por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.
“Já se vão quase oito anos que participo do Cindes Jovem. Comecei indo às reuniões mensais quando logo notei a oportunidade de aprendizado. O Cindes e o Cindes Jovem são uma escola. Um aprendizado que não encontramos em outro lugar. Além de aprendizado, nos relacionamos com empresários respeitados, lideranças industriais e temos a oportunidade de desenvolver projetos de conteúdo que impactam nosso ambiente de negócios positivamente”, ressaltou Renzo Oliveira Santos Colnago, presidente do Cindes Jovem.

O programa tem o objetivo de estimular o espírito de liderança em jovens de 18 a 35 anos. Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários.
“Nessa gestão, tivemos a oportunidade de dar início ao nosso Ciclo de Formação, com encontros semanais, ferramentas diversificadas de aprendizado com temas importantes à formação de jovens empresários e líderes engajados com o desenvolvimento de nosso Estado”, contou.

“É com muito orgulho que acompanho de perto a atuação do Cindes, como parte da diretoria. A entidade é estratégica para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, uma vez que promove há quase 50 anos o encontro de ideias e a troca de experiências da classe empresarial. Além disso, tem um papel importante no fomento ao empreendedorismo nos jovens capixabas. E para nós, da FAESA, que representamos o segmento da educação superior, esse é um dos caminhos para alcançarmos a inovação e o desenvolvimento sustentável”, contou Alexandre Nunes Theodoro, diretor do Cindes e reitor da Faesa – Centro Universitário Espírito-santense.

“Mais do que fortalecer a indústria do Espírito Santo, o Cindes possibilita uma conexão ampla e direta entre diversos setores que movimentam a economia local, promovendo o desenvolvimento e a integração de diferentes áreas. Atuando de forma contínua junto a seus associados, a entidade analisa o cenário mundial, a influência do mercado internacional e seus impactos na nossa economia, contribuindo para apoiar em direcionamentos para os negócios locais.  Para o futuro, buscamos continuar conectando pessoas de diferentes áreas de atuação, a fim de aperfeiçoar as ações locais e potencializar a economia do nosso Estado”, destacou Eduarda Buaiz, diretora do Cindes e CEO do Grupo Buaiz.

“Acredito que é importante destacar a essência do Cindes. Ou seja, uma espécie de núcleo que agrega representantes de atividades diversas, provocando um alinhamento nas relações e nos interesses do setor produtivo. Trabalhamos para aproximar os empresários e empresas não associadas ao Sistema Findes. Entre as expectativas para o futuro, estão: que ela seja mais próxima e mais participativa das outras entidades representativas do setor produtivo; que seja o elo e interface dos interesses da indústria que a meu ver são de todos os segmentos; e que tenha atração de benefícios e conteúdos com pauta cada vez mais necessárias à gestão, tecnologia e inovação”, relatou Djalma Malta, diretor do Cindes e diretor do Grupo Dikma.

Conheça algumas das vantagens de ser sócio do Cindes

Empresários do Cindes podem ter seu sucessor capacitado por meio do Ciclo de Formação Cindes Jovem, onde os participantes têm a oportunidade de frequentar visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. O objetivo é preparar os futuros empreendedores para os desafios do mercado capixaba.

Sócios do Cindes possuem benefícios exclusivos com cartões Comprocard, como a isenção da taxa de administração, rapidez no aporte de valores e atendimento personalizado à equipe de recursos humanos da empresa.

O Cindes oferece às indústrias associadas vantagens na contratação de planos de saúde da Samp, empresa que atua na área de Assistência Médica. Por meio da parceria, é possível obter preço diferenciado, além de facilidade na negociação de adesão.

Os associados Cindes agora contam com a parceria do V1, um serviço de transporte executivo por aplicativo. O objetivo da mais nova parceria é oferecer aos empresários associados uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade, além de 15% de descontos em qualquer viagem.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) oferece tabela diferenciada de preços na certificação digital para associados ao Cindes. Por meio de nossa parceria também é possível solicitar atendimento in company.

Maior representatividade para a sua empresa, integração com a indústria e acesso aos serviços e qualificações do Sistema com condições especiais de associado, como descontos nos serviços do Sesi ES e cursos no Senai ES e IEL-ES.

É a ferramenta pela qual os associados ampliam sua participação no mercado capixaba. São promovidas rodadas de negócios, captação de novos clientes, desenvolvimento de fornecedores, e construção de parcerias comerciais estratégicas. Nos encontros, workshops e reuniões, o network e o intercâmbio de experiências e cases empresariais são amplamente estimulados, promovendo uma rede fortalecida e representativa entre os industriais capixabas.

Agora associados do Cindes também podem aproveitar os descontos exclusivos do Programa Lazer & Cultura. É um programa corporativo de benefícios empresariais, que possui uma rede de aproximadamente 200 empresas parceiras com conteúdo de qualidade de vida e sorteios exclusivos. O foco são descontos de até 30% nas áreas de Educação, Bem Estar, Esporte, Entretenimento e Produtos e Serviços com vantagens e movimentos pela qualidade de vida.

A Unimar oferece planos especiais para a contratação de seguros (vida, saúde, odontologia). A parceria também oferece benefícios para atendimento em medicina do trabalho, gestão esportiva, convênio Medcard (acesso a clínica com preço mais acessível), seguros de automóvel, entre outros benefícios. Além disso, oferece a Estação de Saúde para acompanhamento da saúde do trabalhador para diminuir custos para empresa.

A operadora de viagens Click Mundi oferece pacotes de turismo com descontos especiais.

*A mensalidade para se tornar sócio do Cindes é R$50,00.

Read More