Café da Manhã de Negócios: Cindes promove reunião com empresários associados

Encontro reuniu várias empresas para apresentação de seus produtos e serviços, além de um momento de networking.

O café da Manhã de Negócios promovido pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) reuniu, no dia 08 de julho, empresários associados a entidade, para uma apresentação dos produtos e serviços de cada empresa. O evento aconteceu no Café Hall Sicoob, em Vitória.

A presidente da Findes, Cris Samorini, que também estava presente na ocasião, destacou a importância da interação entre empresários do Estado. “Estimular o networking para que as empresas conheçam mais umas às outras, se aproximem e façam negócios juntas é muito importante. Reuniões como esta do Cindes fortalecem a cadeia produtiva do Estado como um todo e mostram a qualidade das empresas capixabas”, destacou.

O encontro foi para networking entre os empresários e também uma oportunidade para apresentação dos produtos e serviços, além das potencialidades de cada negócio. As cinco empresas que participaram foram: Ecopremium Colchões; Lever Consultoria; Transilva Transportadora; Trem de Minas Empório; e Tulipa Educação e Consultoria Financeira.

“O Café de Negócios era uma ideia que o Cindes vinha gerando antes mesmo de eu estar na presidência da Findes, e fiquei muito contente por ele se viabilizar. Espero que muitos outros encontros como este aconteçam e que eles possam gerar inúmeras oportunidades”, disse a presidente da Findes.

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Encontro Cindes Jovem lança desafio em workshop de sustentabilidade

O workshop de ideias para a digitalização do setor de reciclagem reuniu jovens empreendedores para solucionar problemática do segmento

O Encontro Cindes Jovem desta quarta-feira (15) abordou o tema sustentabilidade no “Workshop de ideias para a digitalização do setor de reciclagem”. O objetivo foi discutir ideias e buscar soluções para os problemas do setor de reciclagem, por meio da metodologia “Design Thinking”.

O evento é uma parceria entre Cindes Jovem e Sim Reciclo, e contou com a participação do presidente do Sim Reciclo e da Ecociência (Associação das Empresas da Cadeia de Reciclagem do ES), Romário Corrêa, e do head de produtividade na Mil Sênior (laboratório de inovação da MedSênior), Thiago Vieira.

A mediação ficou por conta do membro do Cindes Jovem, André Rocha, que explicou as três etapas do workshop: contextualização sobre o setor de reciclagem e design thinking; desenvolvimento das soluções para as problemáticas do setor; e apresentação das ideias.

Romário Corrêa, iniciou a palestra apresentando o Sim Reciclo e o problema do setor. “A destinação adequada dos resíduos é um tema transversal, e isso significa que é um problema que atinge a todos. O Sim Reciclo entende que os consumidores, os recicladores e os geradores têm interesse legal em resolver esse problema ambiental. O Sim Reciclo surge para acolher quem busca resolver a questão da matéria prima pós consumo, que é descartada de forma inadequada. O nosso problema, e que hoje vocês irão tentar solucionar em equipe, é como engajar todos os atores envolvidos no fluxo dos processos da indústria de reciclagem?”, disse Corrêa.

Para colaborar com os jovens empreendedores, Thiago Vieira, head de produtividade na Mil Sênior, explicou como resolver problemas de forma mais dinâmica.

“Atualmente, trabalhamos com algumas metodologias para solucionar os problemas, e uma delas é o Desing Thinking, que surgiu para entendermos o que precisamos mudar daquela produtividade. Com essa metodologia buscamos ações práticas para problemas reais, por meio de um processo interativo. Nós focamos no cliente e não no produto”, disse Vieira.

 

Desafio

Quatro grupos foram formados para solucionar o problema do setor de reciclagem, e utilizaram o desing thinking como metodologia, seguindo três passos: definição do problema, ideação e definição do plano de ação.

Após uma hora e meia, as equipes tiveram cinco minutos para apresentar o plano de ação, definido de forma interativa entre os integrantes do grupo.

“Foi um momento de criatividade e inovação. Foram muitas ideias boas que podem ser desenvolvidas. Por isso, vamos seguir com essas ideias e fazer delas um Mínimo Produto Viável (MVP) e, quem sabe, quando estiverem concluídas, apresentarmos no Repense, um evento promovido pelo Cindes”, disse André Rocha, membro do Cindes Jovem.

Até lá, os grupos irão se reunir e acompanhar o andamento das ideias.

 

Encontro Cindes Jovem

Aberto ao público, o Encontro Cindes Jovem acontece a cada dois meses na sede da Findes, em Vitória. Com foco em temas e pautas importantes para o mundo do empreendedorismo, as reuniões são voltadas para empresários, empreendedores, universitários e profissionais de diversas.

 

O Cindes Jovem

O Cindes Jovem é um programa associativista sem fins lucrativos idealizado pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), com o objetivo formar e desenvolver líderes do futuro de 18 a 35 anos, além de integrar a classe empreendedora capixaba. Criado em 2005, o Cindes Jovem tem como missão fomentar o empreendedorismo nos jovens, por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.

Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários. Dessa forma, os associados passam a conhecer um pouco da trajetória de sucesso das organizações.

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Encontro Cindes Jovem aborda sustentabilidade por meio de workshop de ideias para setor de reciclagem

Sustentabilidade é o tema do Encontro Cindes Jovem, que acontece na próxima quarta-feira (15), às 18h, em parceria com o Sim Reciclo. No “Workshop de ideias para digitalização do setor de reciclagem” serão discutidas as melhores práticas para uma cultura colaborativa.

O encontro será híbrido, com a seguinte dinâmica: quem participar presencialmente vai integrar um dos times, que terão os palestrantes como facilitadores e, ao final, cada time terá um desafio a ser apresentado em outro momento. Quem optar por assistir online vai ficar por dentro de tudo.

Para essa troca de ideias, o Cindes Jovem recebe o presidente do Sim Reciclo e da Ecociência (Associação das Empresas da Cadeia de Reciclagem do ES), Romário Corrêa, e o head de produtividade na Mil Sênior (laboratório de inovação da MedSênior), Thiago Vieira. A mediação fica por conta do membro do Cindes Jovem, André Rocha.

Romário possui 22 anos de experiência no segmento de reciclagem, além de expertise em Marketing Digital. Já Thiago enriquece o debate com temas inerentes a tecnologia e cultura colaborativa, como design thinking, lean inception, brainstorming, frameworks e muito mais.

O evento é totalmente gratuito e os interessados podem se inscrever clicando aqui.

* Por Fiorella Gomes
Com informações do Cindes Jovem

Read More

Encontro Ciclo Cindes Jovem aborda Transformação Digital

Ao olhar para a natureza do ser humano, sempre poderemos observar uma constante, a transformação. Isso porque sempre buscamos criar, evoluir, ter e viver mais e melhor e por esse motivo, nos transformamos sempre.

E, quase que como seguindo a Lei de Lavoisier continuamos a nos transformar e tudo aquilo que nos rodeia, mas agora digitalmente.

Seguindo esse processo de mudança, nosso Módulo 06 do Ciclo irá abordar a “Transformação Digital” trazendo a tona as seguintes temáticas: A jornada da transformação digital; Organizações Exponenciais; Experiência do Usuário (UX); Cultura e pessoas no processo de transformação; O papel da tecnologia na transformação digital e Impactos da transformação.

Além disso, teremos o estudo do livro “Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua e o que fazer a respeito” dos autores Michael S. Malone, Salim Ismail e Yuri Van Geest.

Os curadores do módulo são o diretor geral da Findes, Roberto Campos de Lima, e o gerente de Tecnologia da Informação e Head de Transformação Digital da Federação, Alex Rodrigues.

O Ciclo

O Ciclo de Formação de Liderança é promovido e mantido pelo Cindes, por meio de seu núcleo jovem, o Cindes Jovem. A primeira turma foi iniciada em 2018 para incentivar o empreendedorismo e a formação de líderes comprometidos com o desenvolvimento do nosso Estado e País.

Realizado anualmente, ele abrange os aspectos do líder para além da formação acadêmica, trabalhando agendas como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, política e ideologia, pautando-se sempre em três pilares: Cidadania, Gestão e Autoconhecimento.

A proposta é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Findes com a dinâmica do conhecimento necessário ao empreendedorismo. Ao longo do ano, são estudados nove módulos. Sendo cada um composto por uma temática central.

* Com informações do Cindes Jovem

Read More

“Educação Financeira e sua Simplicidade” é tema da 1ª Reunião do Encontro Cindes Jovem 2021

O encontro é on-line e o acontece no dia 27 de maio, às 19h, com transmissão pelo canal do You Tube da Findes

Se você não sabe como organizar suas finanças, tem pouca familiaridade com o assunto e tão pouco sabe por onde começar, fica de olho nessa dica! No próximo dia 27, acontece a primeira reunião do Encontro Cindes Jovem 2021 com o tema “Educação Financeira e sua Simplicidade”. Será às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube da Findes.

A ideia é proporcionar um ambiente em que os participantes possam compartilhar experiências, e o público a oportunidade de adquirir aprendizado. Para falar sobre o assunto, o Cindes Jovem convidou um time de experts, são eles: José Guilherme, conhecido como Zé, economista e fundador da startup ‘Manda pro Financeiro’, especializada em micro e pequenas empresas, Leonardo Perini, economista da Alphamar Investimentos e Álvaro Frasson, economista da BTG Pactual Digital. A mediação fica a cargo do economista e co-fundador da V3 Capital, Marllon Banhos.

Encontro Cindes Jovem

Aberto ao público, o Encontro Cindes Jovem acontece a cada dois meses. Com foco em temas e pautas importantes para o mundo do empreendedorismo, os encontros são voltados para empresários, empreendedores, universitários e profissionais de diversas áreas.

O Cindes Jovem

Idealizado pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), o Cindes Jovem é um programa associativista sem fins lucrativos, com o objetivo de formar e desenvolver líderes do futuro, além de integrar a classe empreendedora capixaba. Criado em 2005, o Cindes Jovem tem como missão fomentar o empreendedorismo nos jovens, por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial.

O Programa tem o objetivo de estimular o espírito de liderança em jovens de 18 a 35 anos. Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários. Dessa forma, os associados passam a conhecer um pouco da trajetória de sucesso das organizações.

 

Serviço: 1ª Reunião do Encontro Cindes Jovem 2021

Tema: Educação Financeira e sua Simplicidade
Convidados: José Guilherme, Leonardo Perini e Álvaro Frasson
Mediador: Marllon Banhos
Data: 27/05 (quinta-feira)
Horário: 19h
Transmissão: ao vivo, pelo You Tube da Findes

*Por Fernanda Gomes

Read More

Encontro Ciclo Cindes Jovem aborda a Educação

Se existe um caminho para a mudança e evolução da sociedade, esse é o caminho da educação.

E, num ciclo que visa formar novos líderes para as diferentes camadas da sociedade, nada mais assertivo do que estudar o tema.

Por isso, o terceiro módulo do Ciclo Cindes Jovem levanta a bandeira da Educação como seu foco de estudo.

Neste módulo os integrantes terão a oportunidade de dissecar a situação atual da educação e as necessidades levantadas tanto pelo mercado quanto pelos indivíduos, pondo em cheque qual o real impacto dos métodos hoje adotados.

O módulo conta com a curadoria de Haroldo Côrrea Rocha, que é secretário executivo de educação do estado de São Paulo. Economista de formação, presidente do Bandes de 2003 a 2006. Foi secretário de educação do Espírito Santo de 2007 a 2010 e 2015 a 2018, quando assumiu o cargo de secretário executivo da educação do Governo de São Paulo. Sob sua gestão no Espírito Santo, o estado foi o que apresentou o melhor nível de aprendizagem no ensino médio no IDEB 2017, principal indicador da qualidade da área.

Que este módulo plante as sementes da disrupção na educação que nossa sociedade tanto necessita!

Read More

Encontro Ciclo Cindes Jovem – Tema: Economia e Finanças

No dia 05 de abril foi iniciado o Segundo Módulo do Ciclo de Formação de Liderança Cindes Jovem que traz como tema: Economia e Finanças.

No decorrer do mês de abril trabalharemos assuntos como:
▪️ Macroeconomia e Economia Política;
▪️ O relacionamento das empresas com o mercado de capitais e fundos de investimentos e
▪️ Gerenciamento de riscos

Se faz importante trabalhar estes conteúdos, uma vez que como líderes, precisamos nos preocupar em tomar decisões assertivas, eficientes e seguras, entendendo o cenário econômico e quais os impactos deste dentro do ambiente que estamos inseridos.

Assim temos como valores que norteiam a construção do Módulo Economia e Finanças: o livre mercado e livre iniciativa, o conhecimento e a atitude.

Paulo Henrique Correa será o curador do Módulo e fará a abertura com a palestra “Cenário macroeconômico e os impactos nos investimentos e nos negócios”, trazendo como convidado o economista Pedro Lang para este primeiro encontro.

Ainda está na programação de abril uma Oficina prática sobre finanças e um Juri Simulado com o tema: O impacto e influência do governo na Economia.

Assim, as expectativas são de mais um Módulo de muito conhecimento e crescimento!

Read More

Lideranças do Espírito Santo são homenageadas em Encontro da Indústria

 

O empresário Tales Machado recebeu a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo; a industrial Zima Bauer recebeu a Medalha do Mérito Sindical, e o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro, foi homenageado com a Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo. 

O Encontro da Indústria, promovido pelo Centro da Indústria do Estado do Espírito Santo (Cindes), consagrou na noite desta quinta-feira (10), em formato virtual, o trabalho daqueles que se destacaram no estímulo ao desenvolvimento da indústria capixaba.

“Esta é uma noite muito especial para a indústria do Espírito Santo. Uma noite para celebrar um ano de conquistas e realizações, apesar de todos os desafios que enfrentamos. E para homenagear personalidades de destaque, que deram contribuições importantes para o mundo empresarial do estado e do país”, destacou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Entre os destaques capixabas na Indústria de 2020 estão a diretora administrativa da Ervas Naturais e presidente do Sindiquímicos, Zilma Bauer Gomes, que recebeu a Medalha do Mérito Sindical; e o sócio-administrador da MagBan Mármores e Granitos Ltda, presidente do Sicoob Credirochas, presidente do Sindirochas ES e vice-presidente da Findes, Tales Machado, que recebeu a Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo.

Já a Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo foi entregue ao Secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro, pelos relevantes serviços prestados à indústria capixaba e a parceria com a Findes e suas entidades quanto aos projetos prioritários para o setor produtivo.

Segundo a presidente da Findes, Cris Samorini, o ano de 2020 foi absolutamente atípico e derrubou todas as previsões possíveis. “Sofremos duras perdas, mas chegamos até aqui. Os empresários deram uma aula de perseverança, otimismo e reinventaram seus negócios”, ponderou.

“Essa medalha é um dos marcos da Federação e estou imensamente grato e honrado em recebê-la. Esta homenagem me deixa ainda mais motivado a continuar trabalhando em prol do meu segmento. Estamos no caminho certo”, afirmou Tales Machado, presidente do Sindirochas.

Para a presidente do Sindiquímicos, Zilma Bauer, a homenagem reflete um crescimento do setor e a importância do associativismo, principalmente em um ano de pandemia. “Me sinto muito honrada e recebo essa medalha com a certeza de que o Sindiquímicos é uma entidade com história e todas as outras lideranças que passaram por lá, tornaram esse momento possível. Juntos conseguimos ir mais longe e podemos enfrentar os desafios do setor”, destacou Zilma.

“Me sinto muito honrado em receber esta medalha. Agradeço ao governador Casagrande a oportunidade de estar aqui e a Cris Samorini, grande companheira que temos junto à Secretaria de Desenvolvimento. Nós temos praticamente um escritório aqui (Findes). Quero agradecer o Léo de Castro que me recebeu também no ano passado quando cheguei. Estar no lugar em que ocupo hoje, não é tarefa fácil e exige muita dedicação. Conseguimos colocar a secretaria 100% digital para que o empresário não encontre tanta burocracia. Estamos lutando contra a burocracia”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro.

Confira o Encontro da Indústria deste ano! 

Read More

Próximo Encontro Cindes Jovem contará com a presença de Luis Soares Cordeiro

Luis Soares Cordeiro é o convidado do Encontro Cindes Jovem de agosto

O próximo Encontro Cindes Jovem já tem data certa: é no dia 20 de agosto, às 18h, na Findes e o tema será “Indústria”. A mesa de debates conta com a presença de Luis Soares Cordeiro, fundador e presidente da Estel Máquinas e Serviços Industriais Ltda, e fundador e presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil.

E essa edição, que promete ser cheia de empreendedorismo, será especial para o Cindes Jovem, que será o anfitrião do primeiro encontro da Rede Indústria Jovem. Uma iniciativa de networking inter-federações de indústrias, intercâmbio de projetos e potencialização de uma agenda de trabalho comum.

Já confirmaram presença jovens empreendedores representantes das federações dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

As inscrições podem ser feitas acessando o link http://bit.ly/2YSasjz, com preços de R$ 15 antecipado e R$ 35 o segundo lote. Nas duas opções há o adicional de taxas. E para não perder o costume, o Encontro contará com um coffebreak colaborativo, com produtos dos apoiadores e Happy Hour com Chopp Artesanal Kingbier.

Confira como foi o último ciclo

O mercado de franquias está em crescimento no Brasil, superando expectativas e recuos ocorridos com a crise econômica em 2017. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção de aumento de faturamento para 2019 é de cerca de 10%. Esse panorama foi discutido e analisado no encontro do Cindes Jovem em roda de debate sobre “Franquias”, com participação de Juliana Tessarolo, com o case Green Station; Duar Pignaton, franqueado de algumas unidades nacionais no Espírito Santo; Leandro Freitas, da Borracharia do Leandro e Cristina Pascoli, do Café Caramello. A palestra principal foi ministrada por Karla Venâncio, consultora especialista no assunto, com atuação na reestruturação de franquias nacionais como China In Box, Todeschini e O Boticário.

O encontro foi marcado pela interação e compartilhamento de experiências entre a palestrante, os integrantes da roda de debates e os mais de 100 participantes presentes.

Em sua palestra, Karla enfatizou que é preciso ter organização, tanto para quem quer abrir quanto para quem pensa em adquirir esse tipo de negócio. “Abrir uma franquia requer muita disciplina. Já para quem deseja ser um franqueado é preciso ter em mente que a rotina fará parte do negócio, pois tudo é feito dentro de um modelo que deu certo e deve ser seguido à risca”, revela.

Venâncio mostrou em números o crescimento de franquias ao passar do tempo e ainda deu algumas dicas para os interessados no assunto:

* Maiores erros

– Desconhecimento do sistema de franquias;

– Avaliação financeira equivocada;

– Falta de capital de giro;

– Marca não é tudo;

– Ponto comercial ruim;

– Perfil inadequado;

– Administração à distância;

– Misturar CNPJ com CPF.

* Dicas para ter sucesso

– Perfil do gestor de franquias;

– Escolha bem sua franquia;

– Barganhe com marcas novas;

– Não minta na ficha cadastral;

– Atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia);

– Fale com franqueados e ex-franqueados;

– O contrato poderá ter cláusulas “vitalícias”.

* Com informações de Polânia Sôares

Read More

Cindes Jovem abre inscrições para o Ciclo de Formação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Ciclo de Formação Cindes Jovem! Uma oportunidade para debater temas essenciais para o líder moderno, com uma curadoria de conteúdo dinâmico, feita por referências no cenário estadual e nacional. Tudo pensado pelo Cindes Jovem, núcleo jovem do Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), para formar líderes comprometidos com o desenvolvimento da indústria capixaba e que contribuam para a formação de um ambiente de negócios eficiente e sustentável.

O processo é dividido em duas etapas: a primeira são as inscrições, que vão até o dia 08 de fevereiro, acessando http://bit.ly/CiclodeFormacao; a segunda será a de entrevistas.

“O Ciclo é um programa de formação de lideranças comprometidas com a melhora do ambiente de negócios capixaba. A proposta do Ciclo é aliar as experiências e oportunidades contidas no ambiente de negócios da Federação com a dinâmica do conhecimento necessária ao empreendedorismo. Por isso não temos módulos com temas estáticos e sim pilares que orientam os conteúdos a serem propostos”, afirmou o coordenador do Ciclo de Formação do Cindes Jovem, Jairo Fernandes Siqueira.

O primeiro encontro do Ciclo de Formação será no dia 26 de fevereiro, e se repetirão todas as segunda-feiras até o mês de novembro, sempre às 19 horas, no Edifício Findes. São três anos de duração, com graduação anual. O investimento é de R$ 190 por mês.

Como funciona?

O Ciclo de Formação do Cindes Jovem estimula o aprendizado colaborativo, a evolução pessoal e profissional, além da construção de um projeto duradouro, engajado em benfeitorias e entregas. São nove módulos a cada ano, divididos em um tema por mês, organizados em três pilares de conteúdo: Cidadania, Gestão e Autoconhecimento.

Os participantes têm acesso aos conteúdos elaborados especialmente para seu desenvolvimento pessoal e empresarial, com instrutores renomados no ecossistema de negócios e ainda faz network com os líderes empresariais mais promissores do Espírito Santo.

Ferramentas e Módulos

O curso conta com aulas expositivas, palestras e eventos, júri simulado, dinâmicas de debate, visitas técnicas e resenhas. Os módulos abordam temas como Educação, Criatividade, Produtividade, Ética e Justiça, Negociação, Vendas, Desafios Globais, Pensamento Crítico e Pessoas.

Serviço

Processo Seletivo Ciclo de Formação Cindes Jovem

Inscrições: até 08 de fevereiro

Onde: http://bit.ly/CiclodeFormacao

Investimento: R$ 190 por mês

 

Por Fiorella Gomes

Read More